Friday, September 13, 2013

AVALIAÇÃO DO PR NA PRESIDÊNCIA ABERTA: MAPUTO ESTÁ A CRESCER

 

Jornal Notícias (mz)
 
O PRESIDENTE Armando Guebuza mostrou-se ontem satisfeito com os níveis de crescimento registados na cidade de Maputo ao longo do primeiro semestre deste ano.
 
E destacou, de entre várias realizações, a educação, redução da criminalidade e o aumento do emprego, particularmente para a camada juvenil, como sendo os indicadores claros de que, de facto, a capital do país está na rota do desenvolvimento.
 
Reagindo ao informe apresentado pela governadora da cidade de Maputo, Lucília Hama, na sessão extraordinária realizada a propósito da presidência aberta e inclusiva, Guebuza congratulou os esforços levados a cabo pelas autoridades locais no combate à pobreza, incentivando-as a prosseguirem com o seu trabalho.
 
“É um facto que a cidade de Maputo não pára. Está a crescer. E continua a crescer bem. Basta olhar nas fotografias do que era a cidade de Maputo literalmente ontem e o que é ela hoje para perceber as mudanças. E então, aí veremos que nem a má-fé, nem a criminalidade desencorajam o desenvolvimento de Maputo”, disse o Presidente.
 
Na sua visão, as autoridades governamentais da cidade de Maputo não devem se deixar desanimar com as críticas daqueles que nada fazem, preferindo simplesmente proferir discursos negativos para desviar os moçambicanos da sua agenda essencial que é do desenvolvimento.
 
“A saudação às autoridades governamentais locais tem a ver com o facto de esta cidade ser um centro de movimentação de gente que procura desencorajar o trabalho, desvalorizando o que de bom está feito, e apregoando, alto e em bom som, que o que está bem feito fez-se por motivos inconfessos. Quando se faz mal dizem que está mal, e quando se faz bem dizem que está ainda muito mal. Mesmo assim, as nossas autoridades locais foram claras e distinguiram entre a crítica e a destruição. Na crítica continuaram a trabalhar para que esta nossa cidade não parassse. E não está a parar”, salientou o Chefe do Estado.
 
Sobre a criminalidade, atípica, que assolou as cidades de Maputo e Matola, Armando Guebuza afirmou que, mesmo com esse fenómeno, as autoridades governamentais e policiais se mantiveram firmes nos seus objectivos e conseguiram repor a ordem e tranquilidade públicas.
 
Quanto ao emprego, o Presidente da República realçou a preocupação do Governo da cidade em indicar o número de empregos criados em Maputo.
 
Muitas vezes, a tendência, segundo o Chefe do Estado, é de indicar-se os índices de emprego e de desemprego em termos demasiadamente generalistas. Não se quantifica e nem se identificam os locais. “Aqui já se indicam números de empregos criados. E eu espero que continuem a ter esta ousadia de apontar os números, nos indicando, ao mesmo tempo, qual é o défice e o que pretende se fazer para resolver a diferença”, recomendou Guebuza, adiantando que, “é óbvio para nós que, quando vemos estradas, edifícios e outras infra-estruturas a serem construídas, é gente a trabalhar. E, por conseguinte, chegamos à conclusão que, de facto, estão a criar-se empregos”.
 
Na Educação, o estadista falou da preocupação que há por parte do Governo da Cidade de Maputo em produzir carteiras para as escolas. Este é, aliás, uma das principais apostas do Executivo de Maputo no sector da Educação. Por exemplo, até ao primeiro semestre deste ano foram construídas mais de três mil carteiras, havendo, no entanto, um défice de cinco mil para se solucionar, em definitivo este problema. “É claro que os números que nos apresentaram não cobrem as necessidades. Mas não é menos verdade que estamos a trabalhar imenso para se resolver o défice que existe nesta área”, destacou.
 
Ainda ontem, o Chefe do Estado orientou a sessão extraordinária do Município de Maputo, onde o respectivo presidente, David Simango, falou dos desafios e realizações. Sobre o informe da edilidade, o estadista mostrou-se satisfeito com o aumento das receitas, o que configura que o município passará a depender cada vez mais de si.
 
Guebuza inaugurou também as novas instalações do Instituto Nacional de Normalização e Qualidade, uma entidade subordinada ao Ministério da Indústria e Comércio que faz ensaios e testagem dos produtos alimentares e a verificação e calibração dos instrumentos de medição.
 
No prosseguimento da sua visita de trabalho, hoje, o Presidente desloca-se ao Distrito Municipal KaTembe onde vai aperceber-se das florestas comunitárias, plantar árvores e inteirar-se da construção e funcionamento de infra-estruturas socioeconómicas.
 
Francisco Manjate
 
Leia mais em Jornal Notícias (mz)
 

No comments:

Post a Comment