Tuesday, October 15, 2013

Cirurgia Bariátrica Pelo SUS


Veja abaixo informações sobre cirurgia bariátrica, que é recomendado para pessoas obesas, confira a seguir que essa cirurgia pode ser feita pelo sistema único de saúde de forma gratuita. 
Cirurgia Bariátrica Pelo SUS
A cirurgia bariátrica tem sido cada vez mais realizada, é a famosa operação de redução de estômago, feita em pessoas que sofrem de obesidade mórbida. Essa cirurgia oferece alguns riscos, no entanto, muitas vezes é a única saída, afinal a obesidade traz muitos males à saúde, como diabetes tipo 2, doenças do coração, asma, dor nas costas, câncer de pele, de mama, no estômago, ovário, renal, do reto, entre outros. 

 O problema é que essa cirurgia é cara, mas ela pode ser realizada através do SUS (Sistema Único de Saúde). E agora o Ministério da Saúde mudou as regras para quem deseja realizar a cirurgia, entre elas a idade mínima que antes era 18 anos passou para 16, no entanto esses pacientes menores de idade devem ser avaliados com muito cuidado por uma equipe multidisciplinar. 
Cirurgia Bariátrica Pelo SUS
Principais tipos de cirurgias bariátricas
  A cirurgia até mesmo pode ser recomendada em jovens de 14 e 15 anos, dependendo do caso, já que muitas crianças apresentam obesidade,e apesar do acompanhamento médico o peso aumenta. Isso se deve a alguma doença relacionada que impede dessas pessoas perderem peso. Mas de qualquer forma a cirurgia deve ser vista como último recurso. 
Publicidade:
 Agora já não existe idade máxima para a realização dessa operação, sendo que antes era de 65 anos. Os pacientes que desejam fazer a cirurgia devem ter IMC (Índice de Massa Corporal) acima de 35 e doenças associadas a obesidade. Caso contrário a cirurgia só e autorizada através de uma autorização específica de uma comissão de ética. 
Cirurgia Bariátrica Pelo SUS
Processo durante uma cirurgia bariátrica
 Para calcular o IMC é muito fácil, basta dividir seu peso por sua altura ao quadrado. Outra coisa é que o valor médio repassado ao SUS para cobrir os honorários médicos e serviços hospitalares em cada cirurgia foi reajustado em 20%. A cirurgia pode ser feita de três formas, sendo que a mais usual no Brasil é gastroplastia com derivação intestinal, em que o estômago é grampeado, sendo retirados 80 cm entre o estômago e intestino, restando apenas 30 ml que se conecta diretamente ao intestino. 

No entanto a porção grampeada continua no corpo para fornecer as enzimas digestivas. Essa cirurgia costuma durar 2 horas, sendo que a perda de peso varia de 30 a 40% do peso total. Para realizar essa cirurgia através do SUS você deve encaminhar um pedido para o SUS através de seu médico, seja de seu plano de saúde ou rede pública. 
Caso seja aprovado você entrará uma fila de espera que pode variar de alguns meses a anos e assim ser encaminhado para um hospital público. Se informe melhor nos hospitais públicos de sua cidade, e caso nenhum realize a cirurgia, você deve procurar a prefeitura que deve encaminhar seu caso para uma cidade mais próxima.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Cirurgia Bariátrica Pelo SUS
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment