Saturday, October 19, 2013

Portugal: Milhares de pessoas concentradas em Alcântara para jornada de luta da CGTP

 


Milhares de pessoas estão concentradas em Alcantara para participar na jornada de luta marcada pela CGTP/IN para hoje em Lisboa.
 
Empunhando cartazes, bandeiras de sindicatos e bandeiras de Portugal, os manifestantes pedem a demissão do Governo.
 
"Está na hora do Governo ir embora" e "Passos, escuta/ O povo está em luta" são algumas das palavras de ordem gritadas pelos manifestantes ao som de temas de música de intervenção.
 
Entre os cartazes empunhados pelos manifestantes podem ler-se frases como "Um Cavaco e Passos a mandar / Banqueiros a roubar / e o povo a pagar", "Cavaco e Passos rua já" e "Cavaco, não cumpres o teu dever / És um incapaz, rua já".
 
A CGTP marcou para hoje uma jornada nacional de luta contra a exploração e o empobrecimento, que inclui manifestações no Porto e em Lisboa.
 
Centenas de autocarros transportaram manifestantes do sul e centro do país, atravessando a ponte sobre o Tejo para integrar a concentração da CGTP em Alcântara, contra as políticas de austeridade. No Porto, o protesto fez-se com a travessia a pé da ponte do Infante.
 
O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, prevê ter "uma grande jornada de luta" e promete anunciar outros protestos contra as novas medidas de austeridade previstas na proposta de Orçamento do Estado para 2014 (OE2014).
 
O líder da Intersindical entende que as medidas de austeridade inscritas na proposta de OE2014 aumentaram a indignação dos portugueses e acabaram por ter um efeito mobilizador para o protesto.
 
TSF – hoje 15:09
 
*Em atualização em PG
 
Atualização PG 16:00 - Os milhares de pessoas referidos no inicio do texto são claramente dezenas de milhares de pessoas. Neste momento o secretário geral da CGTP discursa (quase a terminar) em Alcântara com cerca de 70 mil manifestantes que têm por objetivo exigir a demissão do governo Cavaco-Passos-Portas. Mais de 400 autocarros atravessaram a Ponte 25 de Abril em marcha lenta, acompanhados por centenas automóveis de manifestantes e centenas de motares. Tudo e todos vieram desembocar em Alcântara (bairro de Lisboa junto à ponte) aumentando o número de manifestantes que estavam à sua espera.
 

No comments:

Post a Comment