Thursday, October 17, 2013

Timor-Leste: Primeira Dama faz uma visita surpresa ao Hospital Guido Valadares

 

16 de Outubro de 2013, 20:21
 
A Primeira dama Isabel da Costa Ferreira realizou hoje uma visita surpresa ao Hospital Nacional Guido Valadares, para visitar uma paciente internada que há cerca de uma semana deu entrada com um avançado caso de úlcera do pé diabético, segundo o comunicado de imprensa.
 
No final de setembro, a primeira dama havia feito uma visita ao Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (CEGB), em Cuba e tomou conhecimento da realidade que afeta cerca de 15% dos diabéticos em todo o Mundo, neste caso o risco de contrair uma úlcera nos seus membros inferiores conhecida pela úlcera do pé diabético.

Existem em Timor-Leste cerca de 26.000 pessoas diagnosticadas com diabetes, os quais possuem grandes riscos de desenvolver lesões por falta de sensibilidade nos seus membros inferiores. Contudo durante a visita ao CEGB, foi ainda possível compreender que estas lesões podem ser evitadas quando detectadas precocemente.

Este Centro, em Cuba, desenvolveu um fármaco revolucionário com o nome de Heberprot-P, o qual estimula as defesas naturais do organismo, recuperando a capacidade do corpo de cicatrizar rapidamente, segundo o comunicado.

Segundo a apresentação, este medicamento evita a amputação numa grande parte de casos.

O Diabetes pode modificar a habilidade do corpo de combater infecções. Não só são os pés mais susceptíveis a infecções, mas também é mais difícil livrar-se de uma infecção uma vez que ela já está lá.

No comunicado aconselha-se que o paciente regularmente seja acompanhado pelos profissionais de saúde para prevenir e reagir rapidamente às infecções.

SAPO TL

Leia mais em Sapo TL
 

No comments:

Post a Comment