Tuesday, October 15, 2013

Cirurgia de Catarata Gratuita pelo SUS


Veja abaixo informações sobre cirurgia de catarata gratuita SUS, doença ocular que pode causar até a cegueira e que pode ser através de cirurgia curada, confira a seguir que esse processo pode ser feita pelo sistema único de saúde de forma gratuita. 
Cirurgia de Catarata Gratuita pelo SUS
A catarata é uma doença ocular que causa a opacificação do cristalino, de modo que ele perde sua transparência, assim dificultando que a luz chegue à retina. Com isso a visão vai diminuindo, podendo resultar em uma cegueira total. A única saída é através da cirurgia de catarata, a qual aspira o conteúdo do cristalino e implanta em seu lugar uma lente intra-ocular. 

 Essa doença costuma acometer pessoas idosas, sendo que a cirurgia é bem simples, em que é aplicada uma anestesia local, e não há necessidade de internação, e a cirurgia é bem rápida dura cerca de 5 minutos. No entanto ela é cara, por isso muitas pessoas recorrem ao SUS (Sistema Único de Saúde). 
Cirurgia de Catarata Gratuita pelo SUS
Em contrapartida muitos tem receio de realizar qualquer cirurgia pelo SUS, em decorrência dos casos de pessoas que morreram na mesa de cirurgia ou nem foram atendidas pelos hospitais, o que acabou resultando igualmente em sua morte, mostrando o descaso que os hospitais públicos demonstram pela comunidade. Mas nem todos os hospitais são assim. Pra vocês terem ideia o Hospital Oftamológico de Sorocaba em São Paulo está até a procura de pacientes com catarata para realizar a cirurgia gratuita através do SUS.
Publicidade:
 Isso foi anunciado no início de setembro deste ano. Segundo o superintendente do Banco de Olhos Edil Vidal Souza, o hospital pede para que pessoas que morem em cidades próximas à região compareçam ou mandem pessoas que tenham catarata, para que elas possam ser avaliadas e assim operadas pelos mutirões da catarata. Quem estiver interessado deve procurar as unidades básicas de saúde para serem encaminhados à avaliação. Essa ação promete realizar 3 mil cirurgias a cada 1 milhão de habitantes. 
Cirurgia de Catarata Gratuita pelo SUS
Processo de cirurgia de catarata 
Dessa forma muitos serão beneficiados. E quem não mora em São Paulo ou próximo a Sorocaba, saiba que em outras partes do Brasil muitos hospitais realizaram ou estão realizando o mutirão da catarata, como na Bahia, em que aconteceu entre os dias 4 e 6 de julho no Completo Hospitalar Universitário Edgard Santos em Salvador. 

 No Rio de Janeiro 28 hospitais estão realizando a cirurgia de catarata gratuitamente. Entre eles os hospitais das cidades do Rio de Janeiro, Niterói, São João do Meriti, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São Gonçalo, Rio Bonito, Volta Redonda, Pirai, Valença, Campo dos Goytacazes e Belford Roxo. 
Leia mais em:
Se quiser conferir quais hospitais do estado do Rio de Janeiro estão oferecendo esse tratamento acesse a página do G1 - [http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/hospitais-que-fazem-cirurgia-de-catarata-sus.html] que contém uma lista completa. Agora se você mora em outra região ou estado pode entrar em contato com os hospitais públicos de sua cidade e ver se estão oferecendo a cirurgia de catarata gratuita. Dessa forma você poderá resolver seu problema sem pagar nada.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Cirurgia de Catarata Gratuita pelo SUS
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment