Thursday, October 17, 2013

TABUS DE CAVACO: O DESASSOSSEGO DE QUEM QUER SER MILIONÁRIO E HONESTO

 

António Veríssimo
 
É assim que tem por título: “Tábus de Cavaco”, uma publicação online que desde 27 de Janeiro de 2011 não é atualizado. Desconhecem-se as razões para tal. No entanto, até essa data, muitas dúvidas subsistem naquele blogue relativamente a Cavaco Silva e seus amigos BPN, ou no investimento da casa de Cavaco Silva em Albufeira, Algarve, na Aldeia da Coelha, e no pagamento de imposto, e de licenças de construção.
 
É também naquele aldeamento – fechado e privado - que alguns dos seus amigos adquiriram residências, entre eles um ou mais amigos do BPN. Há muita “palha” sobre dúvidas da transparência de negócios que envolvem Cavaco Silva, atual presidente da República, mas também existem dúvidas que se julgam fundadas e que deveria ser o próprio Cavaco a esclarecer de modo inconfundível em vez de titubeantes declarações do estilo “ainda está para nascer quem seja mais honesto que eu”. Isto não foi transparência mas sim efeitos de fumaça que geraram muito mais dúvidas. O que é muito desagradável para um inocente e para os portugueses dependentes da governação de políticos.
 
Foi estranho a compra (oferta?) de ações BPN à SLN e a Oliveira Costa (BPN) que está incriminado em fraude BPN apesar de andar em liberdade a aguardar julgamento que possivelmente ultrapassará o prazo legal e nunca acontecerá.
 
O que os portugueses pretendem é transparência e a apresentação de documentação inequívoca sobre a honestidade de Cavaco Silva. Sem manhas, sem evasões. Porque é indubitável que se tal não acontecer Cavaco ficará sempre associado à nebulosa de uma alegada máfia BPN. Isso é muito desagradável e injusto se Cavaco Silva for de facto um cidadão honesto como se exige, ainda mais a um político, a um presidente da República. Urge Cavaco esclarecer tim-tim por tim-tim os portugueses. Urge dar contas, esclarecer inequivocamente e afastar de uma vez por todas a ignomínia se acaso Cavaco ou qualquer outro cidadão estiver a ser envolvido numa nebulosa que ponha injustamente em causa a sua honestidade. Cavaco Silva é o principal interessado em esclarecer de uma vez por todas as más-línguas. Serão de facto más-línguas?
 
O que disse Mário Soares (em baixo noutra postagem) não surge por acaso e os portugueses interrogam-se, perguntam o que saberá Soares e outros cidadãos de topo que os restantes portugueses desconhecem refugiando-se em dúvidas. Ser honesto também é saber esclarecer e afastar todas as dúvidas com indubitáveis provas factuais. Certo é que o atual PR Cavaco se rodeou de gentios que deixam muito para duvidar sobre os “negócios BPN”. É tudo isso que tem de ser esclarecido. É urgente, por todas as razões e para bem de todos nós. Incluindo o bem de Cavaco. Vamos ver se é desta que haverá coragem e total transparência que termine com todas dúvidas. Para bem e para mal de alguém.
 
Recomende-se que vale o tempo ler e ver vídeos do desatualizado Tabus de Cavaco para que se saiba aquilo que estamos a referir e manifestar o desejo de ver totalmente esclarecido. A retórica, as fugas para a frente, as nebulosas, a manha, são métodos prejudiciais a qualquer cidadão inocente e que seja acusado injustamente. Que se acabe com os tabus é o mais justo e esclarecedor. Que se acabe com este desassossego. Que se punam os criminosos e se demonstre a inocência dos injustamente suspeitos ou acusados. Isso é condição de qualquer sociedade efetivamente democrática. Existe ou não existe uma “máfia BPN” (como muitos lhe chamam)? Pelo que esperam os agentes da Justiça? Pode um indivíduo sob suspeitas desempenhar o cargo de presidente da República sem que o ónus respetivo o ensombre?
 
Sobre as declarações de Cavaco acerca das palavras de Mário Soares: Cavaco primou em declarar “palha” e nebulosas. Não é isso que os portugueses esperam dele. Que se faça luz e justiça. Se Soares tiver razão fez muito bem denunciar e dizer o que disse. Se não, prove-se o contrário. Termine-se com este desassossego. O de quem quer ser milionário e honesto e o dos restantes portugueses. Todos têm direito ao seu bom nome, merecendo-o. Justiça.

Leia mais em PG
Portugal: EXILAR SOARES, JÁ!
Portugal: Mário Soares sugere que Cavaco Silva devia ser "julgado" por causa do BPN
 

No comments:

Post a Comment