Thursday, October 17, 2013

Portugal: Mário Soares sugere que Cavaco Silva devia ser "julgado" por causa do BPN

 

Luís Claro – jornal i
 
Deputado do PSD defende que o "insulto" ao Presidente da República deve ser alvo de "penalização criminal"
 
O ex-Presidente da República Mário Soares voltou a lançar a polémica com uma pergunta sobre Cavaco Silva. "Nunca ninguém julgou, todos roubaram, mas nunca se julgou, como é sabido. Porque é que o Presidente da República não é julgado?", questionou ontem Soares, citado pela agência Lusa, no final de um almoço na Associação 25 de Abril.
 
Soares falava do caso BPN, mas não é a primeira vez que sugere que os políticos devem ser julgados, nem que critica Cavaco por ter tido acções do BPN. Numa entrevista ao "Diário de o ex-presidente da República defendeu que "estes senhores", referindo-se ao governo, têm de "ser julgados depois de saírem do poder". Nessa mesma entrevista, Soares reafirmou que "estes actuais governantes não têm dignidade e alguns são puros delinquentes".
 
Ontem, Soares reavivou o caso BPN e lançou também algumas críticas políticas a Cavaco Silva por intervir pouco. "O Presidente da República deve intervir se quiser ser Presidente da República, agora se ele quer chefe de um partido é outra coisa", disse, insistindo que Cavaco Silva "é chefe de um partido".
 
As acusações de Soares ao Presidente da República provocaram indignação, principalmente nos sectores mais à direita. O deputado do PSD e ex-líder da JSD Duarte Marques acusou o fundador do PS de ter "perdido a cabeça". "A verdade é que perdeu também o respeito pelo Estado de Direito e adoptou o mais antidemocrático comportamento possível: a calúnia sem fundamento ao actual Presidente da República, de quem é conselheiro de Estado. Hoje, o ex-presidente, humilhado em recentes eleições presidenciais, voltou aos dislates e às atoardas. Só o respeito que tenho pela sua idade me faz ser mais contido nas palavras".
 
O ex-presidente da JSD vai mais longe e diz esperar que "se cumpram os princípios do Estado de Direito onde o insulto ao Chefe do Estado é alvo de penalização criminal".
 
ORÇAMENTO "HORRÍVEL"
 
Sobre o Orçamento do Estado para o próximo ano, Mário Soares disse que "é horrível" e é mais uma machadada no Estado Social. "Ainda não li o Orçamento, mas tanto quanto eu ouvi é horrível", afirmou, em declarações aos jornalistas numa iniciativa promovida pelo blogue "Ânimo", integrada nas comemorações do 40º aniversário do 25 de Abril. Na sua intervenção, Soares acusou o governo de "estar a destruir completamente Portugal, vendendo tudo ao desbarato" e de "não cumprir a Constituição".
 
Leia mais em jornal i
 

No comments:

Post a Comment