Friday, October 18, 2013

Psicologia Reversa: O que é? Significado


Veja abaixo informações sobre a Psicologia Reversa: O que é? Significado. Muitos já ouvimos falar, e já usamos mesmo sem perceber pelo menos uma vez na vida, entenda como funciona e como é utilizada a seguir.
Psicologia Reversa: O que é? Significado
Muito se ouve falar de psicologia reversa, podemos considerar que todos nós já a usamos uma vez na vida, mas alguns podem não saber exatamente o que é. Trata-se de quando dizemos a uma pessoa para ela fazer o contrário do que queremos, dessa forma tentando convencê-la a fazê-lo, sendo uma forma de manipular as pessoas. 

 Geralmente as pessoas teimosas se rebelam por algum motivo quando sentem que sua liberdade está sendo restringida, pode acontecer quando a mãe dá uma ordem ao filho ou quando alguém lhe fala pra fazer algo que você não tem vontade. As pessoas se rebelam ou porque desejam reafirmar sua liberdade ou simplesmente se sentem irritados com a pessoa que está restringindo sua liberdade. 
 Psicologia Reversa: O que é? Significado
Por isso a psicologia reversa costuma funcionar nesses casos, já que como a pessoa tem uma posição contrária, ela vai fazer exatamente o que você pedirá para ela não fazer. Um exemplo é quando a mãe manda o filho arrumar o quarto, este se nega falando que está com preguiça ou faria isso mais tarde. Se a mãe fica insistindo, isso faz o filho rebelde ter menos vontade de arrumar, o quarto, mas quando ela se mostra tranquila, ele acaba fazendo por si mesmo. 
Publicidade:
O mesmo se dá com a classificação dos filmes, é mais provável que pessoas fora da faixa etária indicada para tal filme queiram vê-lo do que outras que tem total liberdade, talvez se não houvesse isso, não haveria tanta curiosidade. Isso mostra como o ser humano é curioso e cheio de vontades, podendo muitas vezes se transformar em uma pessoa irritante quando não tem aquilo que deseja, ou quando teima em não fazer algo que lhe dizem. 
Psicologia Reversa: O que é? Significado
 No entanto nem sempre a psicologia reversa funciona, pois as pessoas odeiam ser manipuladas, e podem notar sua real intenção por detrás da psicologia reversa, e assim podem se rebelar ainda mais. Mas se você deseja usá-la seja para seu filho lhe obedecer ou convencer alguém de algo que lhe favoreça, deve levar algumas coisas em conta: 

 Quanto mais atraente e importante for o que se está restringindo, maior será o efeito psicológico. Como, falar para um filho não ler um livro para estudar, pois ele contém grandes segredos, por exemplo. Se você disser algo que dê a sensação de privação de liberdade, pode ter certeza que a pessoa se negará a fazer, agora se você disser como se a opinião dela fosse importante ou o feito fosse essencial, isso chamaria sua atenção. 
Como dizer que a pessoa fazendo tal coisa iria ajudar e muito outra pessoa ou ia refletir fortemente em alguma coisa, ou ainda oferecendo alguma recompensa por uma boa tarefa realizada. Ameaçar, como por exemplo, falar para o filho que se ele não obedecer vai ficar de castigo, costuma deixá-lo ainda mais rebelde.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Psicologia Reversa: O que é? Significado
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment