Monday, October 14, 2013

TIMOR-LESTE ESTÁ A REPENSAR EM COMO EDUCAR A SUA GERAÇÃO MAIS JOVEM

 

14 de Outubro de 2013, 12:02
 
Onze anos após a construção do sistema de ensino começar a partir do zero, o país tem agora um registro de inscrição quase perfeita. Mas uma análise mais profunda e a imagem não é das melhores, segundo o Channel News Asia.
 
No centro do problema está que língua utilizar nas escolas.

De acordo com o Banco Mundial, em 2009, 70 por cento dos estudantes no final do primeiro ano não sabiam lêr uma única palavra.

Só no segundo ano é que já se nota alguma diferença, cerca de 40 por cento dos estudantes já consegue lêr alguma coisa.

Segundo o Banco Mundial ainda existe um grupo grande, entre a população total, com analfabetos funcionais - é um recorde triste depois de uma década de esforços para melhorar a educação.

Padre Moreira, diretor do Ensino Básico Fillial Católico de São Domingos Sávio, disse que "Em primeiro lugar, os professores não falam realmente Português. "

O português é uma das duas línguas oficiais de Timor .

Mas apenas um quarto da população realmente entende-a. A maioria prefere a língua local do tétum .

O governo considera o tétum muito rudimentar, por isso na sala de aula , o Português é obrigatório.

Essa decisão assombra educadores todos os dias.

Padre Moreira disse: "Eu não sou contra o governo, eu não sou contra a Constituição, mas neste caso eu vejo as coisas mais práticas"

O vice-ministro recém-nomeado para a educação básica passou os seus primeiros meses a visitar mais de 100 escolas.

Depois dessa visita por insistência da vice-ministra da pré-escola e educação básica Dulce Soares, finalmente, começou-se a produzir livros didáticos bilingues.

Agora que os novos livros didáticos estão a ser impressos, espera-se que venha a chegar a todos os cantos do país brevemente.

Padre Moreira disse que esse processo pode não estar a ser rápido o suficiente.

"Eu peço aos meus professores para ensinar as crianças algo antes de ir para casa, qualquer que seja a língua", padre Moreira.

É o conhecimento e não a linguagem que conta, refere o padre.

SAPO TL com Channel News Asia
 
Publicado em Timor Lorosae Nação
 
NR: Devido á extinção do nosso blogue Timor Lorosae Nação, no prazo de uma semana, toda a matéria relacionada com o sudeste asiático, Oceânia, pacífico, Ásia e médio oriente passa a ser publicada no Página Global nas secções correspondentes e que em breve serão ativadas de modo mais eficiente. Timor-Leste e Macau estão incluídos.
 

No comments:

Post a Comment