Thursday, October 10, 2013

Funções do Retículo Endoplasmático


Veja abaixo informações sobre as principais funções do lisossomo, suas características e funcionamento, entenda a seguir mais sobre essa célula que é de extrema importância para o funcionamento do nosso organismo.
Funções do Retículo Endoplasmático
As células eucariontes são constituídas por várias organelas, cada qual com sua função e importância, entre elas está o retículo endoplasmático, que só existe em células eucariontes. Ele é formado através da invaginação da membrana plasmática, sendo caraterizado por uma rede de túbulos e vesículas achatadas e interconectadas, que se comunicam com o envoltório nuclear. Entre suas funções estão a síntese de proteínas e lipídios, desintoxicação celular e transporte intracelular.

O retículo endoplasmático pode ser classificado em dois tipos rugoso, em que há a presença de ribossomos (organelas que sintetizam proteínas e enzimas usadas pela célula) e liso, onde não há a presença de ribossomos. O retículo endoplasmático rugoso tem um aspecto granular, o qual é caraterizado por um conjunto de vesículas achatadas com ribossomos aderidos à membrana. Ele realiza a síntese de proteínas que serão enviadas para o meio extracelular.
Funções do Retículo Endoplasmático
 Retículo Endoplasmático
Há células que possuem este tipo de retículo mais desenvolvido do que outras, pois elas precisam mais de sua ação, como no caso das células do pâncreas que secretam enzimas digestivas, das células caliciformes da parede do intestino que secretam muco e das células secretoras tipo II, presentes nos alvéolos pulmonares e que produzem lipoproteína surfactante.
Publicidade:
 Além disso, o retículo endoplasmático rugoso também tem a capacidade de aumentar a superfície interna da célula, dessa forma ampliando o espaço para que as enzimas trabalhem, assim facilitando a ação de reações químicas necessárias para o metabolismo celular, participa de modificações pós-traducionais proteicas e claro realiza a síntese de proteínas e o armazenamento.
Funções do Retículo Endoplasmático
 Os ribossomos presentes em suas membranas ajudam o retículo endoplasmático rugoso a produzir proteínas celulares como o colágeno, produzido pelo retículo endoplasmático rugoso do fibroblasto. Já o retículo endoplasmático liso não contém ribossomos, sendo constituído por túbulos cilíndricos e cisternas que formam uma rede tridimensional que vai desde a membrana nuclear até a membrana plasmática.

 Ele realiza a síntese de esteróides, fosfolipídeos e outros lipídeos, sendo que entre suas principais funções estão a desintoxicação do organismo, que é feita através da degradação do etanol, presente em bebidas alcoólicas, e também atua na degradação de medicamentos como antibióticos e substâncias anestésicas que podem ser ingeridas pelo organismo. Por isso este tipo de retículo se encontra em grande número em células que realizam essas funções como células do fígado, gônadas (células que produzem os gametas sexuais) e pâncreas.
Leia mais em:
 Quando ingerimos uma grande quantidade de drogas, o retículo endoplasmático liso se prolifera rapidamente para dar conta da síntese dessas substâncias que podem fazer mal ao organismo. Dessa forma aumentando a tolerância do organismo à droga, por isso as pessoas que tomam drogas tem que tomar cada vez mais doses mais altas para que elas surtam efeito. O que pode prejudicar a ação de antibióticos, importantes para o combate de doenças.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Funções do Retículo Endoplasmático
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment