Saturday, October 5, 2013

Partido da Convergência Democrática da Guiné-Bissau reunido para escolher novo líder

 


Bissau, 05 out - O Partido da Convergência Democrática (PCD) da Guiné-Bissau reúne-se hoje na sua terceira convenção nacional, na cidade de Gabú (leste do país), para a escolha de uma nova liderança, disse à agência Lusa fonte da organização.
Segundo a mesma fonte, o advogado e empresário do ramo da água mineral, Vicente Fernandes, é o único candidato à sucessão de Vítor Mandinha, líder do PCD desde a fundação, em 1991.
 
Trezentos e cinquenta delegados vão estar presentes no encontro do PCD, partido também conhecido por "baguera" (abelha, em crioulo) que deverá encerrar no domingo numa unidade hoteleira de Gabú.
 
O PCD é um partido formado por jovens quadros guineenses depois da abertura do país ao multipartidarismo, nos anos 90, embora nunca tenha ganho as eleições, nas quais sempre participou.
 
O antigo ministro das Finanças, Vítor Mandinga, presidente e um dos fundadores do PCD, é o único deputado do partido na Assembleia Nacional Popular, embora representando a coligação formada com a Frente Democrática (FD) do seu irmão Jorge Mandinga.
 
O candidato à sucessão, Vicente Fernandes, já anunciou que pretende ver o PCD a constituir-se como uma alternativa ao PAIGC (Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo) e PRS (Partido da Renovação Social), forças políticas mais representativas no Parlamento guineense.
 
MB // JPF - Lusa
 

No comments:

Post a Comment