Thursday, October 10, 2013

Resumo do Reino Fungi


Veja abaixo um breve resumo sobre o reino fungi, neles são inclusos os fungos, confira a mais a seguir sobre as características sobre esse que é um dos cinco reinos que dividem os seres vivos.
Resumo do Reino Fungi
Os seres vivos são divididos em cinco grandes grupos, os quais contem seres com características semelhantes entre si, entre eles se encontra o Reino Fungi. Esse grupo é constituído pelos fungos, seres vivos eucariotas que podem ser microscópicos (invisíveis a olho nu) como leveduras e bolores ou macroscópicos (visíveis a olho nu) como os cogumelos.

 Entre as características que esses seres vivos possuem e os difere de outros, se encontra em sua célula que possuem paredes celulares formadas por quitina, diferentes das plantas que possuem parede celular constituída de quitina. 
Resumo do Reino Fungi
Características dos cogumelos
Outra característica única dos fungos é quanto à sua reprodução, a qual pode se dar assexuadamente através da gemulação (onde ocorre a formação de uma gema na superfície externa do fungo, a qual pode separar-se dele e dar origem a um novo ser) ou por fissão binária (a divisão de uma célula em duas idênticas à célula-mãe). E também podem se reproduzir sexuadamente através da formação de esporos, que são ejetados, diferentes das plantas, que necessitam da ação do vento e de animais para se dispersarem. 
Publicidade:
Os fungos têm algumas características parecidas com as plantas, como a presença de parede celular e vacúolos, reprodução sexuada e assexuada, possuem núcleos haploides e algumas espécies apresenta bioluminescência.  Eles também possuem algumas características parecidas com os animais entre elas, a ausência de cloroplastos e o fato de serem heterotróficos (não sendo capazes de produzir seu próprio alimento). 
Resumo do Reino Fungi
Funcionamento da reprodução de fungos
Os fungos são divididos em quatro grupos, entre eles Ascomycetes (em que se formam sacos, conhecidos como ascos durante sua reprodução sexuada), Phycomycetes (fungos mais simples que contem esporos com flagelos), Basidiomycetes (formam estruturas reprodutivas chamadas basídios) e Deuteromycetes (fungos imperfeitos que possuem estrutura reprodutora pouco conhecida, sendo em sua maioria parasita e causadores de doenças). 

 Os fungos podem ser encontrados em diversos lugares do mundo, até mesmo nos ambientes mais inóspitos. Eles ainda têm grande importância para o meio ambiente, pois há espécies que são decompositoras, que agem na decomposição de matéria morta e dessa forma auxiliam no ciclo de nutrientes. Os fungos também podem se encontrar no interior de seres vivos, como plantas, animais e outros fungos, atuando através de relações simbiontes ou parasitas, podendo causar doenças, representando um risco para a saúde e vida do hospedeiro. 
Leia mais em:
 Os fungos também são muito utilizados pelo ser humano seja na fabricação de alimentos, como cogumelos e trufas, agentes levedantes no pão e na fermentação de vários produtos, como vinho, cerveja, molho de soja e até queijos, ou até mesmo na produção de antibióticos, detergentes, agentes biológicos de controle de ervas daninhas e pragas agrícolas, entre outros. No entanto eles também podem se tornar uma praga, já que podem causar doenças em plantas, acabando com plantações inteiras.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Resumo do Reino Fungi
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment