Thursday, October 3, 2013

VAMOS À GUINÉ-BISSAU COM O “CORAÇÃO NAS MÃOS” - PM Xanana Gusmão

 


Díli, 03 out (Lusa) - O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, afirmou hoje à agência Lusa que vai à Guiné-Bissau com o "coração nas mãos" para ajudar no que for preciso e dizer aos guineenses que é altura de se "corrigirem".
 
"Vamos com o coração nas mãos. Vamos para lhes dizer que é tempo de se corrigirem e olhar para o futuro sob uma outra visão, conceção e otimismo", afirmou em entrevista à Lusa o primeiro-ministro timorense.
 
Xanana Gusmão viajou hoje para Bissau, onde deverá chegar ao início da madrugada de sábado, acompanhado pelo líder da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente, Mari Alkatiri, para uma visita de trabalho como presidente do G7+, organização da qual a Guiné-Bissau é Estado-membro.
 
O G7+, presidida por Timor-Leste, é uma organização criada em abril de 2011 que reúne 18 Estados-membros e que defende reformas na forma como a comunidade internacional apoia os países frágeis ou em situação de pós-conflito.
 
"Temos tentado acompanhar a situação na Guiné-Bissau e é hora de nós agirmos em solidariedade para com o povo. Estamos preocupados com a situação na Guiné-Bissau e queremos dar todo o apoio que pudermos", afirmou.
 
Xanana Gusmão explicou à Lusa que vai à Guiné-Bissau segundo os princípios do G7+, que são para "corrigir as propostas erradas da comunidade internacional em relação aos Estados frágeis, que vivem em situação de pós-conflito ou em conflito permanente".
 
"Às vezes a comunidade internacional pensa que o processo democrático reside nas eleições, o que não é exatamente ou fundamentalmente", disse, sublinhando que sem haver paz não se consegue evoluir e consolidar as instituições.
 
Segundo Xanana Gusmão, na Guiné-Bissau é preciso criar a paz para ser capaz de construir um Estado de Direito democrático.
 
"O historial da Guiné-Bissau tem vindo a demonstrar uma instabilidade de governação. A paz não é exatamente o fim das rixas nas ruas, a paz precisa de ser nas mentes e nos espíritos", acrescentou.
 
A 12 de abril de 2012, na véspera do início da segunda volta para as eleições presidenciais da Guiné-Bissau, na sequência da morte por doença do Presidente Malam Bacai Sanhá, os militares derrubaram o Governo e o Presidente.
 
A Guiné-Bissau está a ser administrada por um Governo de transição, que pretende realizar eleições ainda este ano.
 
MSE // MLL - Lusa
 
Leia mais sobre Timor-Leste, Macau-China, Médio Oriente, Ásia, Austrália e Pacífico em TIMOR LOROSAENAÇÃO – também mais notícias relacionadas com Timor-Leste e Guiné-Bissau.
 

No comments:

Post a Comment