Tuesday, October 8, 2013

Vantagens e desvantagens da Energia Nuclear


Veja abaixo informações sobre as vantagens e desvantagens da Energia Nuclear, confira a seguir em resumo uma forma de entendimento sobre um assunto que muitos tem dúvidas que é saber até onde vale a pena ou porque não utilizar esse tipo de energia.
 Há vantagens e também desvantagens no uso da Energia Nuclear e a humanidade tenta lidar com tantas diferenças, já que esta é uma energia que se faz cada vez mais presente, entre vários países que já a utilizam e muitos que pretendem a utilizar. A humanidade precisa de energia, para garantir sua existência aqui no planeta Terra, ao mesmo tempo em que, para se conseguir energia é preciso destruir boa parte do planeta ou até mesmo colocá-lo em risco. 

O que fazer então, diante de tal fato? Busca-se novas fontes de energia, que não agridam tanto ao meio ambiente, mas a questão é que sempre há vantagens e desvantagens, como no caso da Energia Nuclear, que para muitos países é praticamente a única solução, porém nem sempre é a mais indicada. Também chamada de termonuclear, a energia nuclear trata-se de uma energia que ocorre através da divisão de átomos de um determinado elemento químico, principalmente o Urânio. 
Vantagens e desvantagens da Energia Nuclear
Quando esses elementos são divididos, os átomos liberam uma determinada energia. Atualmente a energia nuclear está sendo uma das alternativas energéticas mais utilizadas no mundo. Os Estados Unidos, por exemplo, lidera a produção de energia nuclear, mas outros países também recorrem a esse tipo de energia como é o caso da França, Suécia, Finlândia e Bélgica. 
Publicidade:
Vale ressaltar que vem crescendo bastante o número de países interessados em fazer uso desta energia. Apesar de se obter um grande proveito da energia nuclear, muitos ainda discordam do uso dessa fonte energia por ela não ser muito segura, já que há um grande risco deste tipo de energia escapar dos reatores e causarem uma grande destruição e morte às áreas vizinhas. 
Ao longo dos anos, vários acidentes já aconteceram pelo uso dessa energia e acabaram matando milhares de pessoas, além de deixarem várias vitimas. Um exemplo disso, foi o acidente que ocorreu em Chernobyl e até hoje é lembrado e comentado no mundo todo. O acidente nuclear que aconteceu em Chernobyl no ano de 1986, deixou milhares de feridos e mortos, além de fazer com que outros milhares adquirissem câncer por causa da radiação, além das deformações de vários bebês que nasceram após o acontecimento. 

Várias crianças acabaram nascendo sem um dos braços, ou com algum membro do corpo muito longo. A energia nuclear também é utilizada para a fabricação de bombas nucleares, que ao longo dos séculos mataram milhões de pessoas. Vários países dispõem desse tipo de tecnologia, principalmente países como os Estados Unidos e a Rússia. 
Leia mais em:
 Várias vantagens e desvantagens são observadas pelo uso da energia nuclear, sendo algumas delas: Vantagens: Não contribui para o efeito estufa, a construção da usina pode ser feita em áreas de pequeno porte, não depende de fatores climáticos (chuvas, sol, ventos). Desvantagens: Os custos para a construção das usinas são muito altos, ser utilizada na construção de armas nucleares, grande risco de acidentes radioativos e Lixo tóxico.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Vantagens e desvantagens da Energia Nuclear
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment