Tuesday, April 24, 2012

CONSULTA TAXA SELIC ATUAL 2012 DIÁRIA

Muito se tem ouvido falar na Selic, sua taxa e apesar de ter grande influência sobre nossas vidas, muitas pessoas não fazem nem ideia do que se trata. A Selic - Sistema Especial de Liquidação e Custódia - é um índice, na verdade é um imenso sistema informatizado, está à disposição do Banco Central e também da Associação Nacional das Instituições dos Mercados Abertos desde a sua criação, na década de 80.

 Sobre a "Taxa Referencial Selic", esta é uma taxa de juros que é determinada pelo COPOM - Comitê de Política Monetária - Esta taxa é obtida pelo cálculo da Taxa Média Ponderada dos Juros. Leva-se em conta os juros que são estipulados pelas instituições financeiras no Brasil. 

Foi no ano de 1995 que o Selic passou a ter maior participação no mercado quando sua taxa começou a ser utilizada como índice de atualização do recolhimento em atraso dos tributos e também das contribuições federais. 

A taxa anual da Selic é a taxa médica das operações de financiamento diário. A Selic tem fundamental importância na economia brasileira já que as taxas de juros praticadas no mercado são, na grande maioria das vezes, indexadas à mesma. 

A taxa overnight da Selic mostrada de forma anual, nos dá a média ponderada das operações realizadas diariamente referente a financiamento. É ela, a Selic, a taxa utilizada para referência na política monetária federal.
Publicidade:

Na internet são vários os sites que informam a taxa da Selic anual, para este ano de 2012, porém é preciso ficar atento e consultar apenas sites confiáveis como o site do Banco Central do Brasil através do endereço: 

Acessando você faz a opção pelo fator acumulado a partir da data inicial, da data final e tem também a opção de imprimir, caso seja necessário. 

A mesma opção você tem no endereço: [www.bcb.gov.br/?SELICDIA] - sendo este também do Banco Central do Brasil, é um site totalmente seguro, confiável e você poderá consultar sempre que desejar. 

 Outro site onde você poderá fazer várias consultas, de forma totalmente confiável, é no da Receita Federal que traz as opções para consulta de taxa de juros da Selic, taxa de juros selic acumulados e taxa de juros Selic que incide sobre as quotas do Imposto de Renda para as pessoas físicas. 

O site pode ser acessado através do endereço: [www.receita.fazenda.gov.br/pagamentos/jrselic.htm]

Leia também:
- Taxa Selic 2013 Mensal- Consulta

Este é um dos mais completos pois traz um histórico dos juros da Selic desde o ano de 1995, quando a Selic foi instituída no país. No site da Receita Federal você irá encontrar traz tabelas que trazem de forma muito bem detalhada todos os valores da Selic, mês a mês. 

 Assim, sempre que precisar poderá consultar a taxa Selic, sempre atualizadas nestes sites que são os mais confiáveis e seguros.

Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
CONSULTA TAXA SELIC ATUAL 2012 DIÁRIA
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment