Monday, April 23, 2012

O QUE É GORDURA TRANS E SATURADA?


Você já deve ter ouvido falar muito sobre essas tais vilãs da saúde, as Gorduras Trans e Saturadas. Atualmente a sociedade como um todo está muito preocupada com a alimentação. Os Governos estão ficando mais rigorosos quanto à qualidade dos alimentos bem como sua composição. 




Toda empresa hoje é obrigada a fornecer no rótulo das embalagens todas as informações sobre os produtos alimentícios comercializadas, porém os consumidores ainda não adquiriram o hábito de ler estes rótulos e os poucos que leem não entendem nem a metade dos termos e nomes mencionados, ou seja, continuam sem saber o que realmente estão ingerindo e boa parte dos alimentos vendidos hoje contém gordura trans e gordura saturada.


 As gorduras são classificadas como trans, saturadas e insaturadas, mas poucas pessoas realmente sabem o que isso significa. De uns anos para cá boa parte dos pacotes de salgadinho e biscoitos que você vê no supermercado vem com a descrição “livre de gorduras trans” então, você logo conclui que isso é bom, e que logo, a gordura trans não é nada benéfica para o organismo. 
Mas afinal, o que são gorduras trans? Antes de tudo saiba que a gordura do tipo trans é formada por um processo químico, no qual óleos vegetais líquidos são transformados em gordura sólida. São encontradas na margarina, salgadinhos de pacotes, biscoitos, sorvetes e batata-frita e não fazem nada bem à saúde, pelo contrário, além de aumentar o colesterol ruim ainda diminui o bom colesterol do sangue. 

Publicidade:


De acordo com especialistas você deve consumir no máximo 2 g ao dia. Já a gordura satura é uma gordura de origem animal e que quando em temperatura ambiente apresenta-se na forma sólida. Ela é encontrada nas carnes vermelhas e brancas, na pele de aves, azeite de dendê, leite e derivados integrais e outros alimentos. Deve ser consumido no máximo 20g ao dia. 

A dica para que você tenha uma alimentação rica e saudável é saber dosar esse consumo. Tanto as gorduras saturadas como as trans estão presentes em muitos dos alimentos que temos em nosso cardápio e no caso das gorduras trans é muito fácil encontrá-las justamente nas sobremesas e lanches.


 O que você pode fazer para driblar essa situação é encontrar alimentos alternativos e fontes de energia mais saudáveis, tais como barrinhas de cereais, leite desnatado, pães integrais e carnes magras. Quando comer frango por exemplo, sempre retire a pele. Fazendo isso você diminuirá consideravelmente a quantidade de gordura consumida. 
Outra boa sugestão é trocar os doces da sobremesa por frutas. Para isto procure ter em casa as frutas que você e seus familiares mais gostam. No início a mudança de hábito pode ser um pouco mais difícil pois deixar de comer uma sobremesa para comer uma maça por exemplo pode ser difícil para muitos, mas você pode ir reduzindo a sobremesa aos poucos e depois deixá-la somente para o final de semana e mesmo assim em quantidade reduzida. 

Fazendo isto você já estará dando um importante passo para ter uma saúde mais equilibrada e sem maiores preocupações.



Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
O QUE É GORDURA TRANS E SATURADA?
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment