Monday, April 23, 2012

GORDURA NO FÍGADO- SINTOMAS, TEM CURA?


Ficar atentos à saúde é fundamental para não sermos pegos de surpresa com uma notícia não muito boa. Nosso organismo é muito complexo, depende de uma série de fatores para funcionar corretamente e a nós cabe a prática de exercícios, alimentação saudável, entre outros cuidados inclusive uma visita ao médico para fazermos os exames sempre que necessários. 


O fígado é um dos órgãos que traz problemas para muitas pessoas, problemas estes que poderiam ter sido facilmente evitados e que podem ser resolvidos quando detectados logo no início. O acúmulo de gordura no fígado, por exemplo, traz ao paciente uma condição médica denominada de esteatose hepática, e geralmente é causada devido ao péssimo hábito de alimentar-se mal, com consumo excessivo de gorduras saturadas, de origem animal.


Se você é do tipo que adora alimentar-se dessa forma, saiba que é essencial que você busque algumas mudanças urgentes na sua rotina, pois esse tipo de acometimento pode evoluir para cirrose.

 Nos dias modernos é cada vez mais comum nos alimentarmos erradamente, substituindo o almoço por lanches rápidos e sempre são lanches gordurosos, como salgados, refrigerantes e com esta prática se tornando quase que diária o problema de termos uma esteatose hepática vai ficando cada mais próximo de nós. 

Esse acúmulo de gordura se dá por vários mecanismos, mas o mais importante deles é o aumento do consumo de gordura através da alimentação. Quando você come demais carne vermelha, o excedente é acumulado nos hepatócitos e dessa forma seu organismo vai acumulando moléculas de gordura no fígado. 

Publicidade:


Outro mecanismo é encontrado em paciente com diabetes tipo 2 ou com predisposição para esta doença, pois neste caso a insulina não consegue atingir seus objetivos funcionais e o acúmulo de gordura é provocado pelo próprio corpo. 

 Fatores genéticos também influenciam, mas é importante salientar que os hábitos de cada indivíduo contribuem de forma significante para este quadro. Ingerir bebida alcoólica em excesso por exemplo, é um fator de risco que deve ser sempre levado em consideração. 
Para conferir e ter certeza do diagnóstico é preciso procurar um especialista, e este provavelmente vai solicitar uma biópsia. Esse procedimento deverá ser feito inclusive para verificar se a esteatose pode evoluir ou não para uma cirrose.


Existe cura e reversão do quadro, não é complicado, basta fazer uma reeducação alimentar, mudar hábitos como ingerir bebidas alcoólicas e praticar atividade física. As carnes magras devem ser incluídas no cardápio, assim como deve ser feita também, a retirada de gorduras saturadas da alimentação. Se você sente dores e desconforto procure um médico e solicite de imediato exames mais específicos. 

 Uma vida saudável nos proporciona uma excelente saúde nos mantém livres de problemas como a esteatose hepática. Aos primeiros sinais procure seu médico para um exame e desde já comece sua mudança de vida, para ter uma alimentação que lhe traga apenas benefícios.



Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
GORDURA NO FÍGADO- SINTOMAS, TEM CURA?
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment