Wednesday, April 25, 2012

TOCHA OLÍMPICA LONDRES 2012



A Tocha Olímpica é um dos principais símbolos das Olimpíadas, sua origem assim como os Jogos Olímpicos é grega, fazendo alusão à lenda do roubo do fogo do deus grego Zeus por Prometeus para entregar aos mortais. 

Na antiguidade já havia a tradição de manter um fogo acesso durante os Jogos Olímpicos, quando faziam sacrifícios a Zeus e durante as cerimônias os sacerdotes acendiam uma tocha e o atleta que vencesse uma corrida até o local onde encontravam os sacerdotes, teria o privilégio de transportar a tocha para acender o altar do sacrifício.



 Essa tradição foi reintroduzida aos Jogos Olímpicos de 1928, se mantendo até hoje, enquanto que o percurso da Tocha Olímpica foi introduzido nos Jogos Olimpicos de Berlim em 1936. O revezamento da Tocha Olímpica costuma terminar um dia tens da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos e a última pessoa a levar a tocha é tradicionalmente mantida em segredo até o último momento.


Geralmente é uma celebridade esportiva do país anfitrião, mas este ano tudo indica que será diferente, ao invés de uma celebridade quem levará a tocha será o robozinho iCub que foi escolhido por cientistas da universidade de Aberystwyth, a idéia foi do pesquisador James Law, que queria homenagear Alan Turing , o fundador da ciência da computação, além disso, ele também foi quem cirou os primeiros esboços de um computador com programas armazanados e lançou as bases da inteligência artificial, já que 2012 marca o centenário de seu nascimento. 

Publicidade:


 Como todos sabem as Olimpiadas desse ano seão realizadas em Londres, a tocha usada e que será carregada pelo pequeno robô, foi desenhada por Edward Barber e Jay Osgerby, ela agradou tanto que nesta terça-feira (24/04/2012) ganhou o prêmio internacional de melhor design 2012.

 O prêmio foi entregue pelo Museu de Desenho de Londres, e segundo o diretor não há nada mais dificil do que fazer bem e desenhar para os Jogos Olimpicos, pois a tocha capturou o espiritos de Londres como cidade olimpica e também demonstrou como o desenho pode realizar as ideias tradicionais de uma maneira moderna. 

 A tocha tem cerca de 80 centímetros, é feita de aluminio com pintura dourada, tem 8 mil buracos que representam as pessoas encarregadas de seus revezamento ao longo de mais de 12 mil quilômetros. Em seu desenho triangular também traz uma mensagem simbólica, pois cada um dos ângulos representa os três Jogos Olímpicos organizados em Londres nos anos de 1908, 1948 e 2012. 
 Como tradicionalmente é feito o revezamento a tocha percorrerá o Reino Unido, passando pelas mãos de 8 mil pessoas até chegar ao estádio Olímpico de Londres para a abertura oficial do evento que acontecerá no dia 27 de julho indo até o dia 12 de agosto.



Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
TOCHA OLÍMPICA LONDRES 2012
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment