Monday, April 23, 2012

DORES NAS COSTAS NA GRAVIDEZ É NORMAL?


A gravidez é uma época muito feliz para toda mulher que sonha em ser mãe. Mas claro que nem tudo são flores, há seus inconvenientes como os sintomas da gravidez, entre eles dor nos seios, dor de cabeça, enjôos, cólicas, entre muitas outras. 


Mas um dos sintomas mais incômodos e que costuma atingir mais da metade das grávidas é a dor nas costas.  A dor nas costas é causada pelo peso do útero e devido às mudanças hormonais, pois como a barriga vai crescendo conforme a gestação avança, para sustentar o corpo, a mulher pode mudar seu eixo, projetando o tórax para frente e arrastando as pernas para que possa se equilibrar, isso faz com que ela force muito os músculos da região lombar. 

Já a ação dos hormônios faz com que as articulações e os ligamentos fiquem soltos, provocando instabilidade e dor em momentos específicos, caso fique de pé ou sentada por muito tempo, vire-se na cama, e ao levantar-se de um assento baixo.  
A dor nas costas geralmente aparece nos últimos meses de gravidez e pode ir piorando até o bebê nascer, algumas mães até podem sentir dor nas costas após o parto, mas felizmente ela some em poucos meses. As mães podem ficar preocupadas pensando que a dor nas costas afeta o bebê, mas podem ficar tranqüilas, pois eles não sentem nada.  

Publicidade:


Muitos podem não saber, mas há vários tipos de dores nas costas durante a gravidez, entre eles a dor verdadeira que é causada pelos mesmos fatores que dor nas costas em pessoas não grávidas, como foi citado antes, devido ao peso da barriga, os ligamentos, músculos, disco e articulações ficam sobrecarregados, outro tipo é a dor ciática, que é mais rara, mas pode acontecer, essa dor se deve ao nervo ciático, que se encontra na base das costas, devido a uma inflamação ou pressão.

  Também há a dor pélvica que é o tipo mais comum de dor nas costas durante a gravidez, sua causa é a gestação, por isso ela deve ser tratada de forma especial, de preferência por um especialista. 
Em casos de parto prematuro, é raro, mas pode acontecer da mulher ter dor nas costas, causada por contrações, por isso é bom ficar atenta para os intervalos entre as dores.  Para não sofrer tanto com as dores nas costas, um dos fatores que irão lhe ajudar muito é estar em boa forma física antes de engravidar, assim o excesso de peso não contribuirá para agravar a dor. 

Caso você já esteja grávida, tente melhorar seu condicionamento físico. Fazer exercícios reduz a probabilidade de sofrer de dor nas costas na gestação, mas consulte um médico para ver quais os melhores exercícios para você. Evite também usar salto alto e caso trabalhe em pé tire um intervalo para descansar no meio do dia. Tomando todos os cuidados necessários, você não sofrerá tanto com esse problema. 


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
DORES NAS COSTAS NA GRAVIDEZ É NORMAL?
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment