Saturday, April 21, 2012

PLACAS TECTÔNICAS- RESUMO


Pesquisadores de todas as partes do mundo já tentaram encontrar explicações e evidências que pudessem dizer o que acontece, geograficamente falando, para que o relevo apresente formações tão distintas, como montanhas com pico pontiagudo, ou arredondadas ou até mesmo planícies. 
A ideia original era que a Terra estava se expandido, assim como um bolo no forno, então à medida que ela crescia diferenças no relevo ficavam mais visíveis. Muito se tem investido em estudos que possam desvendar estes e outros mistérios do planeta, como o das placas tectônicas que mesmo estando bem mais entendidas pelos cientistas e estudiosos ainda são motivos de muitas dúvidas e causas de muitos desastres que acontecem em todo o mundo principalmente onde há o encontro destas placas tectônicas.


A teoria das placas tectônicas afirma que o nosso planeta é dividido em várias placas e que elas se movimentam sob o magma. Ao se movimentarem essas placas tectônicas acabam formando os dobramentos modernos, tsunamis, atividade vulcânica e até terremotos. Nos últimos anos a imprensa do mundo todo mostrou em detalhes a força dos tsunamis que destroem tudo pela frente.

 Os vulcões também continuam ativos e quando estão em erupção causam transtornos para quem mora próximo e dependendo até para quem mora bem longe, pois todos os voos são cancelados para a região onde o vulcão está expelindo cinzas e muita fumaça.

As placas tectônicas por apresentarem densidade menor que a do magma flutuam e como o magma é muito quente ele pode girar e fazendo esse movimento ele acaba facilitando o choque entre placas diferentes. 

Publicidade:

 Os movimentos destas placas tectônicas podem fazer com que elas se choquem ou se afastem e cada um destes movimentos podem ocasionar e resultar em alterações no relevo e na paisagem. O mais comum é que os fenômenos aconteçam justamente na borda destas placas, ou seja, no local onde elas se chocam. 
O Brasil, por exemplo, está localizado sobre uma placa e por essa razão dificilmente acontecem terremotos por aqui, ao contrário do que você pode observar em países do Oriente e que estão localizados as margens do Oceano Pacífico, região muito propícia a estes fenômenos. 

Entre as placas já definidas por estudiosos podemos citar: placa Filipinas, placa Eurasiana, placa do Pacífico, placa de Nazca, placa Sul-Americana, placa Africana e outras. Países como Japão sofrem bastante com os terremotos, causados justamente pelo encontro de duas ou mais placas tectônicas.

Vale lembrar também que os tsunamis são resultados destes encontros que acontecem devido à movimentação sobre o magma.


 Entender o funcionamento destas placas tectônicas é fundamental para que a humanidade possa evitar milhares de mortes. Mas há ainda há muito o que estudar, muito por ser descoberto e as placas tectônicas, mesmo já tendo tanto estudos sobre elas, ainda continuam sendo motivo de muitas dúvidas e todos os países procuram formas de descobrir como prevenir os acidentes naturais causados pelos movimentos destas placas.




Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
PLACAS TECTÔNICAS- RESUMO
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment