Tuesday, October 23, 2012

BIOGRAFIA DE CECILIA MEIRELES- RESUMO


Uma das mais importantes escritoras brasileiras, Cecília Meireles tem suas obras entre as mais lidas, sendo esta a escritora mais conhecida e admirada pelos jovens, adultos e até as crianças, por esse motivo iremos publicar uma pequena biografia resumida de sua vida e obra como forma de homenagear essa grande brasileira.

 Professora, poetisa, pintora, jornalista, Cecília Meireles foi uma das primeiras mulheres a terem grande expressão na literatura brasileira, ao todo são mais de 50 obras publicadas, com apenas 18 anos já estreava com seu livro "Espectros" e até hoje Cecília Meireles tem seus livros e poemas lidos por milhões de jovens e adultos. 

Cecília Meireles nasceu no Rio de Janeiro em 7 de novembro de 1901, vindo a falecer também nesta cidade em 9 de novembro de 1964. Era órfã e assim foi criada por sua avó e com apenas 9 anos já escrevia poesias. 

Na escola chegou a estudar música, folclore, teoria educacional e também literatura e línguas. A escritora, apesar de viver à sombra do Modernismo tinha em suas obras fortes traços do Simbolismo além da significativa presença de técnicas do Romantismo, Realismo e também Surrealismo. Isto deu a Cecília Meireles o título de escritora atemporal.



 Cecília Meireles casou-se com Fernando Correia Dias, português artista plástico, em 1922 e teve 3 filhas. Um período muito marcante na vida da escritora foi o ano de 1935, quando seu marido suicidou-se pois sofria com depressão aguda. 
Publicidade:
Cinco anos mais tarde ela voltou a se casar com Heitor Vinícius da Silveira Grilo, professor e engenheiro. Os trabalhos de Cecília Meireles em geral estão com forte animação, mesmo tendo a predominância de sentimentos como solidão e também perda. "Canteiros" e "Motivo" foram dois de seus poemas de grande sucesso, que inclusive foram cantados por Fagner. 

Um importante prêmio em sua carreira foi o prêmio de poesia, dado pela Academia Brasileira de Letras, graças ao livro publicado em 1939, "Viagem". Entre suas principais obras podemos citar: Espectros, Criança meu amor, Nunca mais, Poema dos Poemas, A Festa das Letras, Viagem, Rute e Alberto, Problemas de Literatura Infantil, Panorama Folclórico de Açores, Canções, A Rosa, O Menino Atrasado, Poesias Completas, Flores e Canções, Canção da Tarde no Campo, entre muitas outras. 

Em 1940 Cecília Meireles lecionou na Universidade do Texas, Literatura e Cultura Brasileira. Realizou diversas viagens aos Estados Unidos, Europa, África e até mesmo à Ásia, participando de importantes conferências que tratavam da Literatura, Educação e Folclore. 

 No dia 9 de novembro de 1964, morreu no Rio de Janeiro Cecília Benevides de Carvalho Meireles, uma grande perda para a literatura brasileira, seu corpo foi velado no Ministério da Educação e Cultura, recebendo uma importante homenagem em 1989 pelo Banco Central do Brasil, tendo sua esfinge na cédula de 100 cruzados novos. 

Ainda hoje as obras de Cecília Meireles são muito lidas por pessoas de todas as idades e com certeza esta importante obra fará parte de muitas outras gerações de brasileiros que descobriram o valor e o prazer da leitura das obras desta importante escritora.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
BIOGRAFIA DE CECILIA MEIRELES- RESUMO
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment