Tuesday, October 9, 2012

IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA BRASILEIRA


A Igreja Católica no Brasil tem se movimentado no sentido de conseguir novos adeptos e fortalecer a participação daqueles que hoje são considerados desta religião, sendo o Brasil um dos países com maior número de católicos, conta com um povo devoto e de muita fé que está sempre seguindo adiante, mesmo diante de tantas dificuldades. 
Primeira Missa no Brasil, tela de Victor Meirelles.
 O catolicismo é uma das religiões mais tradicionais em todo o mundo e no Brasil ela está entre as mais frequentadas pelos fiéis que tem suas origens desde a colonização brasileira na qual os padres portugueses deram início ao cristianismo na cultura ateísta dos índios, habitantes do país naquela época. 

Nos últimos anos, com o surgimento de outras Igrejas no país houve um número muito grande de católicos que deixaram esta para seguirem outras religiões. Mas a Igreja Católica no Brasil tem adotado uma atitude de maior abertura, tem conseguido padres mais populares que souberam conquistar os fiéis e hoje têm suas missas completamente lotadas. 
A Igreja Católica brasileira tem como sua principal vertente a Católica Apostólica Romana que foi a trazida pelos missionários portugueses e sempre teve influência grande na sociedade, na política e na cultura dos brasileiros, sendo que no início da organização do país como colônia, o Rei de Portugal sempre buscava o equilíbrio entre os governadores-gerais do Brasil e os governantes da Igreja, tendo os dois institutos relação muito estreita, com padres, bispos e representantes da Igreja sendo nomeados para representantes do governo. 
Publicidade:
 Depois da Proclamação da República, a Igreja e o Governo separam-se mais e o Estado começou a garantir a liberdade religiosa para os cidadãos brasileiros. A Igreja Católica Brasileira tem três vertentes distintas, sendo elas, o clero tradicionalista no qual são defendidas as práticas tradicionais e ortodoxas da Igreja; a teologia da libertação que é como uma face esquerda eclesiástica e a renovação carismática que é um dos movimentos mais vigorosos e que mais possui adeptos dentre os representantes da Igreja e na população em geral. 

O movimento da renovação carismática já se espalhou por todo o país e hoje está presente nas igrejas de todos os municípios sendo um dos grupos com maior número de adeptos. A igreja católica brasileira apóia todos os seus grupos e entendem que eles são como que caminhos diferentes que levam a um único destino: Deus. 

A Igreja Católica Brasileira tem um papel fundamental na parte social da população com movimentos como a Pastoral da Criança, Pastoral da Fome e outras que dão auxílio às populações mais carentes de todo o território brasileiro. Também os movimentos como os Vicentinos que contam com o apoio da Igreja no país ajudam milhares de pessoas em todo o país, auxiliando-lhes no sustento e conseguindo uma melhor condição de vida. 

A igreja católica brasileira possui centros onde recebe diariamente milhares de pessoas como a basílica de Nossa Senhora Aparecida, considerada a padroeira do Brasil.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA BRASILEIRA
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment