Tuesday, May 28, 2013

Cabo Verde: Grupo de praienses prepara buzinão contra parquímetros no Plateau




Um grupo de praienses comandados pelo Deputado Nacional, Nelson Centeio, está a organizar um buzinão de protesto contra a introdução de Parquímetros no Centro da Cidade da Praia. A manifestação está agendada para a manhã da próxima sexta-feira, 31. O buzinão deverá passar pelas principais artérias da cidade, com paragem obrigatória em frente da Câmara Municipal da Praia.

A este diário online, Nelson Centeio diz que o grupo exige que seja suspensa a introdução de Parquímetros no Centro da Cidade, porque “a medida não vai ao encontro de interesses dos munícipes, tendo em conta que um conjunto de instrumentos e pressupostos não foram equacionados”.

Os manifestantes entendem que, antes de qualquer parquímetro a Câmara da Praia deve construir parques de estacionamento e criar uma alternativa eficiente de Transporte Público. Outra reivindicação é que EMEP - empresa que gere os Parquímetros- seja precedida de um estudo de viabilidade.

Os organizadores defendem ainda que o regulamento do estacionamento deve salvaguardar a questão dos moradores e funcionários de instituições sediadas no Plateau.

Para os protestantes, antes de implementar a medida, deve ser clarificado o papel e a comparticipação da UCCLA, CMP e Empresa de Mobilidade e Estacionamento de Portugal na estrutura empresarial da EMEP.

“Ultimamente foram não só criadas várias taxas municipais (taxa de incêndio, taxa de lixo, introdução de parquímetros) como também muitas outras sofreram um aumento substancial - Imposto sobre o Património (IUP) subiu quase 400%, aumentou a taxa de covato (compra de cova cemitério), subiu a taxa dos mercados municipais,etc, etc”, enumera Nelson Centeio antes de concluir que este é um momento inoportuno para a implementação de parquímetros no centro da capital.

“A razão essencial tem a ver com a resolução de pressupostos básicos como transporte público, esclarecimento sobre todo o processo de implantação da empresa EMEP”, aponta Centeio os motivos do buzinão contra os parquímetros no plateau.

No comments:

Post a Comment