Friday, September 20, 2013

JORNALISTAS ANGOLANOS PRESOS EM LUANDA JÁ FORAM LIBERTADOS, ATIVISTAS NÃO

 


Jornalistas angolanos detidos quando entrevistavam manifestantes libertados
 
Agentes da Polícia de Intervenção Rápida angolana detiveram hoje em Luanda um grupo de jornalistas angolanos, entre os quais o ativista Rafael Marques, noticia hoje o site Maka Angola.
 
Citado pelo site fundado por Rafael Marques, Osvaldo Silva, membro do Bloco Democrático que assistiu à detenção, explicou que três jornalistas foram detidos quando estavam a entrevistar seis dos nove manifestantes detidos no protesto de quinta-feira e que tinham acabado de ser libertados.
 
Além de Rafael Marques, foram detidos outros dois jornalistas: Alexandre Solombe e Coque Mukuta, correspondente da Voz da América.
 
Os jornalistas estavam a entrevistar os manifestantes perto do Tribunal da Polícia, na capital angolana, depois de estes terem sido libertados, quando foram cercados por elementos da Polícia de Intervenção Rápida e levados "numa carrinha para parte incerta", indicou Osvaldo Silva, que conseguiu escapar à detenção.
 
A Agência Lusa tentou contactar o ativista Rafael Marques e as autoridades angolanas, mas até ao momento sem sucesso.
 
RTP – Lusa
 
Polícia angolana liberta jornalistas mas mantém presos manifestantes (atualização)
 
Notícias ao Minuto
 
Os três jornalistas angolanos detidos hoje em Luanda, por agentes da Polícia de Intervenção Rápida, foram já libertados, disse à Agência Lusa Coque Mukuta, um dos três.
 
Os jornalistas - Coque Mukuta, Rafael Marques e Alexandre Solombe - foram levados para a Direção Provincial de Investigação Criminal (DPIC), por volta das 15:00, após a sua detenção perto do Tribunal da Polícia, disse Coque Mukuta.
 
Com os jornalistas, contou ainda, foram novamente detidos sete dos nove manifestantes presos na sequência do protesto de quinta-feira em Luanda e que tinham acabado de ser libertados.
 
Coque Mukuta adiantou que após várias horas de interrogatório o diretor-adjunto da DPIC pediu desculpas aos jornalistas pelos "excessos por parte dos agentes".
 
"Os jovens continuam detidos. Nós fomos já libertados, mas o Rafael Marques e o Alexandre Solombe continuam lá em solidariedade com os manifestantes", referiu Coque Mukuta.
 
A Agência Lusa contactou o porta-voz da Polícia Nacional, Aristófanes dos Santos, que remeteu para mais tarde informação sobre o assunto.
 

No comments:

Post a Comment