Monday, September 2, 2013

Trabalho e Pesquisa sobre Ética e Moral


A ética e a moral são fundamentais para um bom convívio em sociedade, mas é preciso saber do que se trata cada um, o que fazer para ser uma pessoa de ética, para ter moral. Assim, com cada um fazendo sua parte, certamente será possível ter uma convivência melhor.
Trabalho e Pesquisa sobre Ética e Moral
 Muito se fala atualmente em Ética e Moral. Alguns dizem que tal pessoa não tem ética, ou que tal pessoa não tem moral, mas nem sempre sabem o significado de uma ou outra palavra. A ética e moral possuem diferentes significados, a ética, por exemplo, está ligada ao estudo fundamentado dos valores morais que servem para orientar o comportamento do ser humano em sociedade. 

Já a moral compreende os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas pela sociedade. Apesar de serem conceitos parecidos, na prática há grande diferença! A ética serve para que o ser humano questione sobre suas ações e atitudes e assim saber se elas são boas ou más, corretas ou incorretas. 
Trabalho e Pesquisa sobre Ética e Moral
Por isto que, quando uma pessoa não cumpre com as regras corretas da sociedade, diz-se que ela não teve ética. Ética pertence à esfera da Moral, que governa a atitude de cada indivíduo. Assim, o individuo pode escolher entre seguir o caminho do bem ou do mal, segundo dizem os filósofos. 
Publicidade:
Ou seja, ter ou não ética em sua vida, em suas atitudes, em seu cotidiano. Outra forma de se distinguir Ética e Moral é que ambas se tornam uma norma de conduta que segue diferentes definições e ângulos. Além disso, a Ética já se encontra na vivência moral da sociedade, ou seja, não é ela que determina os valores morais do ser humano, ela apenas busca entender o ponto de vista de cada pessoa, etc. 
Trabalho e Pesquisa sobre Ética e Moral
 Tanto a ética quanto a moral possuem origem etimológica distinta. A palavra “ética”, por exemplo, vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. A palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes”.

 Ética busca compreender o comportamento humano ao tentar explicar as regras morais no quesito racional, fundamentada, científica e teórica. Moral pode ser entendida como um conjunto de regras que cada cidadão deve seguir. Assim cada individuo pode ter noção sobre as suas ações e julgá-las e se é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau. 
A ética e a moral servem para guiar a conduta de cada ser humano, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, além, de fazê-lo compreender a maneira como ele deve se comportar e agir perante a sociedade. Estas normas de conduta servem para facilitar o convívio entre as pessoas em sociedade. Cada um deve avaliar seu modo de ser, sua própria vida e ver se está indo de encontro ao bom convívio em sociedade, prezando sempre pela ética e pela moral.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Trabalho e Pesquisa sobre Ética e Moral
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment