Friday, October 4, 2013

A LONGA BATALHA POR DETRÁS DOS CENÁRIOS

 

Martinho Júnior, Luanda

1 – A oligarquia financeira russa, concentrada em torno do Presidente Putin e consubstanciada no seu poder, está fora da esquadria da aristocracia financeira mundial que tem como expoentes famílias como os Rockefeler, os Morgan, os Rothschild…

Em 2003, o episódio da Yukos – Open Russia Foundation – Menatep – Mikhail Khodorkovsky ilustrou o volte face depois da Perestroika e do neo liberalismo dos tempos de Boris Yeltsin.

A tomada de assalto à Rússia por parte da aristocracia financeira mundial através do “cavalo de Tróia” da Yukos falhou com a chegada de Putin ao poder e o “desastre” apanhou por tabela a “iniciativa” da Open Russia Foundation, cujos escritórios foram fechados com o confisco de todo o seu recheio!

2 – O “front” da longa batalha financeira contudo não se desvaneceu, passando apenas para o exterior da Rússia, sempre em seu entorno e mobilizando-se na sua vocação geo estratégica na procura de domínio sobre os recursos do petróleo e do gás.

O Cáucaso, na sequência dos acontecimentos na Bielo Rússia, nos Balcãs e na própria Rússia, teve dois episódios decisivos:

- Em 2003 a “Revolução Rosa” impulsionada pela CIA e por George Soros assume o poder na Geórgia, derrubando Eduard Shevardnadze;

- Em Agosto de 2008 a Rússia recupera o fôlego e derrota a Geórgia numa “guerra relâmpago”, criando as condições para a neutralização dos interesses que deram origem à “Revolução Rosa” cuja motivação económica, financeira e geo estratégica na região era o oleoduto Baku-Tbilissi-Ceyhan.

Dez anos depois a batalha continua e um dos episódios marcantes da actualidade reflecte-se em toda a região do Mediterrâneo Oriental e Médio Oriente!

3 – O Cáucaso foi o prelúdio de outros acontecimentos que foram consubstanciados em sequência temporal: às “Revoluções Coloridas” (a norte) seguiram-se as “Primaveras Árabes” (a sul), integrando sempre os mesmos impulsionadores externos, o que a Rússia e por tabela a China, não perderam de vista…

Na parte europeia, enquanto notícias da existência de colossais reservas de petróleo e gás davam a Grécia como potencialmente rica, a crise do euro atingia Atenas colocando o país em precariedade, dependência colonial e à mercê dos interesses financeiros de cariz anglo-saxónicos.

No âmbito desse espaço geográfico sensível, os “élans” ocidentais que vinham da década de 90 do século passado mantiveram-se e deram oportunidade a uma revitalização de alianças: os interesses sobre a exploração do petróleo barato foram criando laços ainda mais fortes entre os interesses financeiros da aristocracia financeira mundial, eminentemente anglo-saxónica e as casas monárquicas arábicas.

Na Rússia perderam em 2003, mas no Mediterrâneo Oriental e o Médio Oriente, o “grande jogo” está em plena efervescência!

As tensões, conflitos e guerras que vêm eclodindo no Mediterrâneo Oriental, nas regiões continentais da Ásia Ocidental e da Ásia Central resultam da conexão desses interesses que colocam face a face por um lado a oligarquia da Rússia, o poder da China e aliados como a Síria e o Irão, por outro os Estados Unidos, os seus dependentes aliados ocidentais, os falcões de Israel e os seus “parceiros” árabes, entre eles as poderosas monarquias da Arábia Saudita e do Qatar.

4 – Em relação à Líbia não houveram dificuldades no Conselho de Segurança da ONU, mas o que veio a acontecer desde então, alertou a Rússia e a China, que começaram a assumir uma contraposição mais decisiva, inteligente e, em alguns casos, não menos musculada.

O jogo entre a aristocracia financeira mundial e a panóplia de seus interesses e alianças, contra a cada vez mais poderosa oligarquia russa com interesses comuns em relação ao poder da República Popular da China e sincronizada com um conjunto de alianças na Ásia, começou a fazer-se sentir quando estalou a crise síria por muitos analistas e observadores considerada como um preâmbulo em relação ao Irão.

Dez anos depois do episódio da Yukos – Open Russia Foundation – Menatep – Mikhail Khodorkovsky, a crise da Síria atingiu um auge e, por detrás dos cenários, face a face alinham-se os mesmos poderes económicos, financeiros e as geo estratégias.

5 – Os falcões de Israel têm um papel muito activo como elemento catalisador ocidental em relação ao movimento financeiro, em relação ao intrincado dos interesses ocidentais em toda a extensão da região e às conexões entre alguns sectores da aristocracia financeira mundial e os senhores feudais das monarquias arábicas “saturados” de petro-dólares e de moedas fortes.

Os radicais islâmicos, financiados pelas monarquias arábicas instrumentalizadas pelo poder da hegemonia, tiveram a oportunidade para se estabelecerem no quadro dessas alianças, integrando o pelotão de tendências na Chechénia, nas “Primaveras Árabes”, na Líbia, na Síria, no Iraque e em África, assumindo-se como factores de desestabilização de baixo custo que tomaram o lugar dos grupos de pressão conformes às anteriores "Revoluções Coloridas”…

Os interesses de Murdoch e de Lord Jacob de Rothshild na actual conjuntura chegaram e fazem-se sentir quase ao mesmo tempo e ao mesmo nível no que diz respeito a Israel e ao Qatar:

- Em Israel por via da Genie Energy, associando personalidades como Dick Chenney e com os olhos postos nos montes Golan, antecâmara da Síria rica em petróleo e gás inexplorados e de baixo custo, bem como peça importante na geo estratégia dos oleodutos e gasodutos;

- No Qatar como banqueiros, investidores na exploração e exportação de petróleo e gás, accionistas maioritários de companhias de seguros e até… experientes conhecedores de arte!...

Esses interesses expandem-se no Mediterrâneo Oriental onde a Grécia, a Turquia e Chipre estão à mercê do monstro financeiro!

6 – Apesar da crise na Síria ter-se atenuado, os poderes económicos, financeiros e geoestratégicos “behind the scenes” estão presentes nos dois lados do “front” e em feroz concorrência de interesses, pelo que tensões, conflitos e guerras não foram ultrapassadas.

No mar as esquadras estão face a face no Mediterrâneo Oriental e se os Estados Unidos e seus aliados colocam os navios em posição ao norte do Golfo de Sirtre, a Rússia interpõe-se com sua esquadra entre eles e o território sírio, tendo Tartus como ponto de apoio!

Hoje por hoje há um ganho: é muito mais difícil iludir aqueles que lutam por uma paz duradoura em benefício da humanidade e do planeta e não se deixam enredar por contenciosos viciados por uma lógica que conduz a terra à exaustão e a humanidade ao precipício!

Artigos correlacionados:
. Novas tecnologias ao serviço da hegemonia e da morte;
. Cínicos ódios de Setembro;
. O início do “efeito boomerang”;
. A prolífera Yukos enquanto falível “cavalo de Tróia”.
Mapa: A norte as “Revoluções Coloridas”; no meio o Mediterrâneo Oriental onde estalaram as crises gregas, cipriotas e turcas, mais o Mar Negro e o Mar Cáspio; a sul o Iraque, o Afeganisão, o Paquistão, o Cáucaso, a Ásia Central, a Geórgia, as “Primaveras Árabes”, a Líbia, a Síria, o Irão… por detrás a aristocracia financeira mundial, os seus aliados ocidentais e os “parceiros” das monarquias arábicas, com recheio feudal, “carregados” de petro-dólares e financiadores das tão versáteis quão manipuláveis redes da Al Qaeda!


A consultar:
.
Rothschild Open Russia Foundation Shut Down by Russia in 2006 – http://larouchepac.com/node/13843
. RussiaEffectively Closes a Political Opponent's Rights Group –
http://www.nytimes.com/2006/03/18/international/europe/18russia.html?_r=0
.
Yukos – http://en.wikipedia.org/wiki/Yukos
. Los neocons se comen el mundo: desde el Chile de Salvador Allende hasta la Síria de hoy – http://actualidad.rt.com/blogueros/francisco-sanchez-munoz/view/106074-neocon-mundo-chile-salvador-allende-siria
.
Bandar Bush liberator of Syriahttp://theglobalrealm.com/2013/08/30/bandar-bush-liberator-of-syria/
. The Dick Cheney SyriaOil Connection –
http://howestreet.com/2013/09/the-dick-cheney-syria-oil-connection/
. Business and Financial Leaders Lord Rothschild and Rupert Murdoch Invest in Genie Oil & Gas –
http://www.idt.net/about/press/story.aspx?id=41777
. Genie Energy –
http://en.wikipedia.org/wiki/Genie_Energy
. Israel approves oil drilling in Golan Heights
http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/middleeast/israel/9885862/Israel-approves-oil-drilling-in-Golan-Heights.html
. Israel grants oil rights in Syriato Murdochand Rothschild –
http://www.craigmurray.org.uk/archives/2013/02/israel-grants-oil-rights-in-syria-to-murdoch-and-rothschild/
. Israel, Obama and other people’s oil –
http://www.aljazeera.com/indepth/opinion/2013/03/201331785837128494.html
. Jacob Rothschild, 4th Baron Rothschield –
http://en.wikipedia.org/wiki/Jacob_Rothschild,_4th_Baron_Rothschild
. Major Alternative Investments Conference Held in Qatar
http://www.qfc.com.qa/en-us/Media-center/Media-news-detail.aspx?sNewsID=1a8abf11-0052-49c3-bb78-9155f7e1de68
. Why Qatar wants to invade Syria
http://www.globalresearch.ca/why-qatar-wants-to-invade-syria/5306223
. Who’s buying Greece’s private islands –
http://www.spearswms.com/good-life/travel/47927/whoand39s-buying-greeceand39s-private-islands.thtml
. GreeceIs Not Poor - It Actually Has Massive Uptapped Reserves Of Gold, Oil And Natural Gas –
http://theeconomiccollapseblog.com/archives/greece-is-not-poor-it-actually-has-massive-uptapped-reserves-of-gold-oil-and-natural-gas
. Rising Energy Tensions in the Aegean—Greece, Turkey, Cyprus, Syria
http://www.infowars.com/rising-energy-tensions-in-the-aegean%E2%80%94greece-turkey-cyprus-syria/
.
THE NEW MEDITERRANEAN OIL AND GAS BONANZA – I – http://alexandravaliente.wordpress.com/2012/03/06/the-new-mediterranean-oil-and-gas-bonanza/; II –
http://www.globalresearch.ca/index.php?context=va&aid=29609
. Soros tente de relativiser le jihadisme en Syrie – http://www.voltairenet.org/article176535.html
. La guerra contra la Síria marca el fin de la ética – http://desinformemonos.org/2013/09/la-guerra-contra-siria-marca-el-fin-de-la-etica/
 

No comments:

Post a Comment