Thursday, October 3, 2013

Angola: TERRORISMO DE ESTADO

 


Arlindo Santana – Folha 8, edição 1160, 28 setembro 2013
 
Desde há muito tempo que temos vindo a verificar um endurecimento da já de si ríspida e tradicional repressão policial (da Polícia Nacional em geral), efectuada sobretudo sobre quem não manifeste adesão ao regime político instaurado desde há quase 40 anos no nosso país. Tem-se verificado, pelo mesmo andar do andor, um desaparecimento progressivo e constante do respeito pelas leis de Angola, a começar pela própria Constituição, que é positivamente massacrada, pisoteada ou ignorada pelas mais importantes e ufanas instituições encarregadas de a defender e de velar pela sua obediência por parte de todos os cidadãos, sem considerações prévias de origem social étnica, ou tendências religiosas.
 
Esta semana, isto numa outra vertente, na noite desta terça-feira (24.09.13), quando saía da Universidade onde dá aulas no bairro Morro Bento, o nosso director William Tonet saiu ileso de um atentado atribuído a soldados da UPG. “Uma viatura com homens fortemente armados, vinha em sentido contrário, nas imediações do Morro Bento, quando William Tonet saía da Faculdade.” “Chocaram com o carro de propósito, desceram da viatura em que se faziam transportar, apontaram armas e deram empurrões de forma ameaçadora”, explicou WT, acrescentando que os supostos soldados da UGP, “Puseram-se em retirada, quando pessoas se aproximaram do local. A viatura de William Tonet ficou totalmente danificada na parte frontal”.
 
Vai de si que, sendo esta a versão da vítima, sem possibilidade de ter acesso à versão do autor do pretenso atentado, uma vez que a UGP está acima da lei, a pontos de as suas viaturas nem sequer terem placa de matricula quando saem à rua e os seus soldados serem anónimos, sem nome, sem rosto e, em casos como este, sem rasto possível de seguir - estamos em Angola numa M de democracia – o caso do atentado a WT nem sequer existe para esses senhores de um poder político e económico que está nitidamente a chegar ao seu termo de validade.
 
Reconsiderando à luz do acontecimento, concordemos que, de facto não há meio de provar que houve atentado, mas a verdade é que, em todo e qualquer caso de figura, é muitíssimo mais fácil e mesmo possível dar a prova de que houve crime, agravado pela fuga do criminoso e pelo véu de anonimato de que ele, ilegalmente frui, do que afirmar que se trata de um abalroamento involuntário. Por outro lado, a impunidade dessas pessoas que manejam os monstros motorizados que são as “carrinhas” da UGP, estende-se à impotência PN, interdita de agir a propósito de seja que caso for atinente às suas exacções, abalroamentos, eventualmente crimes e assassinatos. Toda essa gente goza de uma impunidade institucionalizada! Curiosa democracia a nossa, não é verdade? Ademais, na sua condição de indícios numerosos e concordantes, muitos são os exemplos dados na prática deste regime JES/ MPLA de que há uma concertação de procedimentos tendentes a criar um clima, um ambiente e uma forte tendência para a generalização da prática de perseguição daqueles que se opõem ao regime instituído.
 
William Tonet é um exemplo vivo de alvo de perseguições em todos os géneros, desde este recente abalroamento voluntário, passando por sabotagens de travões e de pneus nas suas viaturas, até ao ponto de ser excessivamente ostracizado e ser de forma ilegal afastado das suas atribuições de advogado pela Ordem dos Advogados de Angola que em princípio deveria defender os seus pergaminhos e interesses. Não, o que se passa com WT no seio da OAA é uma história de bufos e de intrigas forjadas num total repúdio da ética e legislação vigente pelos próprios agentes superiores da lei angolana. Não há nada a fazer, o desempenho da PN e dos magistrados em geral é claramente duvidoso, partidocrata e parcial, é vesga, pode mesmo ser completamente cego, sentenciar o absurdo e agir com extrema violência. Seguem-se aqui adiante alguns exemplos das exacções que escapam calma e folgadamente a todas as leis.
 

No comments:

Post a Comment