Saturday, October 12, 2013

Guiné-Bissau: Xanana Gusmão leva autoridades a assinarem Compromisso pela Paz

 
 
No último dia da visita ao país
 
Bissau - No final da visita de quatro dias à Guiné-Bissau, o Primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, levou todos os actores políticos, militares e da sociedade civil a assinarem o «Compromisso Pela Paz Definitiva no País».
 
O General António Indjai, Chefe do Estado-maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau, considerado «testa» do Golpe Militar de 12 de Abril de 2012, foi o primeiro subscritor do documento, que vai agora ser depositado junto do Supremo Tribunal de Justiça.

Para muitos observadores políticos e diplomáticos, este acto representa o ponto máximo da visita do Primeiro-ministro timorense à Guiné-Bissau, que conseguiu chamar à razão os políticos e os militares guineenses, no sentido de renegarem futuros Golpes de Estado.

No documento, os signatários comprometem-se a realizar reformas nos sectores da «Defesa, Segurança, Justiça e Administração Pública». Adicionalmente, as Forças Armadas guineenses, conforme o documento, comprometem-se a respeitar o resultado das eleições e a formação do novo Governo, ao qual devem exigir, «sem uso da força», um plano que reconheça «o papel que muitos membros militares assumiram na luta pela independência da Guiné e Cabo Verde».

Quanto aos partidos políticos, estes comprometem-se a «colaborar numa plataforma de acção cívica para o estabelecimento de um Estado de direito democrático e de afirmação da cidadania».

Xanana Gusmão deixou o país na madrugada desta quarta-feira, 9 de Outubro, um dia marcado pela agitação social que pairou ontem no país por  algumas horas, em consequência da alegada tentativa de rapto de uma criança no maior mercado da capital guineense, por parte de um cidadão alegadamente de nacionalidade nigeriana.

Lassana Cassamá

Bissau Digital - (c) PNN Portuguese News Network
 

No comments:

Post a Comment