Saturday, October 5, 2013

IMIGRAÇÃO: O ELEVADO PREÇO DA ENTRADA NA UNIÃO EUROPEIA

 


Cicero, Berlim – Presseurop – cartoon Heiko Sakurai
 
No pilar: “O barco dos imigrantes desconhecidos”
 
A 3 de outubro, quando os meios de comunicação italianos ainda estavam ocupados com a moção de confiança no Parlamento, uma notícia mais preocupante silenciou o debate político. Um barco que transportava mais de 500 imigrantes incendiou-se e naufragou perto da ilha de Lampedusa. Até agora foram resgatadas 155 pessoas, os mortos já ascendem a 95 e 250 passageiros estão ainda desaparecidos.
 
A tragédia, que acontece apenas alguns dias depois de 13 outros imigrantes se terem afogado quando tentavam chegar à costa da Sicília, provocou a indignação de muitas figuras públicas, incluindo o Papa Francisco. A comissária europeia para os Assuntos Internos, Cecilia Malmström aceitou o convite do ministro do Interior italiano Angelino Alfano para visitar Lampedusa, um dos principais locais de entrada na Europa, para responder aos críticos que defendem que a Europa não está a fazer o suficiente para enfrentar a crise.
 
*Heiko Sakurai é um desenhador de imprensa alemão, nascido em 1971. Colabora com o mensal Ciceroe com os diários Berliner Zeitung e Westdeutschen Allgemeine Zeitung. Publicou também nos diários Die Welt e Financial Times Deutschland.
 

No comments:

Post a Comment