Tuesday, October 8, 2013

Portugal: A PONTE É UMA BARRAGEM

 

 
A direita mais reaccionária sempre teve um problema com a Ponte 25 de Abril. Foi assim em 1994 e é assim em 2013. Não é de estranhar, uma vez que, de cara lavada com as mãos igualmente sujas, os rostos do poder são os mesmos.
 
E aqui aproveito para alfinetar os abstencionistas das últimas eleições, que acham que não votar é solução para qualquer coisa. Não é. Se fosse, com os níveis da abstenção que temos em Portugal, vivíamos num paraíso. Voltemos à ponte, que o SSI – nomeado pelo Governo e não pela AR, como devia ser – considerará, talvez, frágil, não sei. Em 1994, o brilhante cavaquista Dias Loureiro era então ministro da Administração Interna e mandou a GNR avançar contra os manifestantes.
 
Talvez a ponte seja um marco na história do bando cavaquista, que nunca perdoou a alteração do nome escolhido no pós-fascismo. Talvez o problema seja a falta de um patrocinador sonante que possa “elevar a capacidade empreendedora de Portugal na organização de grandes eventos desportivos”. E nós somos tão bons nisso, basta olhar para os estádios de Aveiro, Algarve, Coimbra e Leiria. Não sei, sinceramente, não sei.
 
Sei que a CGTP marcou duas marchas de protesto, uma na Ponte 25 de Abril e outra na Ponte do Infante. Pelos vistos, o SSI não gosta que se ande a pé na 25 de Abril mas não há problema na Ponte do Infante. Está bem que a malta aqui no norte é mais rija e com certeza que a nossa ponte foi construída com granito do mais puro, tendo as pedras sido carregadas alegremente, qual Obélix e os seus menires, mas há, objectivamente, uma intenção política de restringir o direito de manifestação, num local que o cavaquismo não esquece e não perdoa.
 
Ora, se faltassem motivos – que não faltam – para que o povo se manifeste, aqui está mais um: a possibilidade de afrontar de novo Cavaco e lembrar o que o cadáver de Belém tem de pior.
 
Pelos vistos, Rui Pereira, ex-MAI do PS de Sócrates, também acha que isto de manifes na ponte é coisa para ser perigosa, desde que não seja de sapatilhas e calções. E isto é capaz de dizer alguma coisa sobre o PS. Mais não seja, em relação ao último governo do PS.
 
O medo do governo é que a ponte se erga como uma barragem ao que a corja quer fazer ao que resta do país. No dia 19 de Outubro, sairemos às pontes e, pé ante pé, de braço dado, avançaremos rumo a um futuro melhor para fazer cair aquela gente com estrondo, para que provem um bocadinho do abismo para onde nos empurraram. A ponte será uma barragem para travar os ataques ao que resta da Constituição. Para defender o SNS, a Escola Pública, as pensões e reformas, o direito ao emprego com direitos. Por mim, atravessaremos, a pont’a pé.
 
 

No comments:

Post a Comment