Wednesday, June 27, 2012

CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA POLUIÇÃO DA ÁGUA


A poluição da água tem trazido muita preocupação para todo o mundo, vamos mostrar suas causas e consequências para que você compreenda melhor a gravidade desse problema, por isso continue lendo este artigo.  A água é essencial na vida de todos os seres vivos, por isso atualmente sua preservação tem sido discutida em debates no mundo todo. 

Pois hoje mesmo a par da situação, nós seres humanos ainda estamos desperdiçando esse bem precioso e também poluindo importantes fontes de água como rios, lagos e o lençol freático.  Os lugares que sofrem mais com a falta de água são, a África, Ásia Central e o Oriente Médio, um estudo feito pela Comissão Mundial de Água afirmou que cerca de três bilhões de habitantes em nosso planeta estão vivendo em péssimas condições sanitárias e aproximadamente 1 milhão de habitantes não tem acesso a água potável. 

Dessa forma devido a esses problemas, milhares de pessoas morrem ao ano por doenças adquiridas através da água contaminada.  Em contrapartida o Brasil possui 15% de toda a água doce que existem no planeta, e ao invés de preservá-la, nós ainda a poluímos e desperdiçamos. 
Entre as principais causas da poluição da água estão, deposição de lixo em rios e lagos por parte da população que vive próxima a esses lugares, dejetos industriais, mineração sem controle, uso de agrotóxicos, e incapacidade do sistema de esgoto.  
Publicidade:

A poluição da água diminui ainda mais a quantidade de água disponível para bebermos, sendo que em muitos lugares como citamos acima tem falta de água e de um sistema sanitário eficiente, gerando epidemias. 

Além disso, os animais que vivem em rios e lagos também são prejudicados, pois a quantidade de lixo forma uma camada que impede a entrada de luz e oxigênio, prejudicando a vida desses seres vivos, chegando a matá-los, gerando um grande problema ecológico.  Uma das soluções para contornar o problema é a exploração de grandes reservas de água doce subterrâneas, os aquíferos, como o Aquífero Guarani, um dos maiores do planeta. 

Em convenções mundiais esse tema tem sido muito discutido e entre as medidas que devem ser tomadas pelo governo estão, atendimento das necessidades básicas da população, garantia do abastecimento de alimentos, proteção dos ecossistemas e mananciais, administração de riscos, valorização da água, divisão dos recursos hídricos e uma administração eficiente deles.  

Mas não é somente o governo que deve tomar medidas para preservar a água, a população tem esse dever também, pois atitudes diárias fazem toda a diferença, entre elas evitar o desperdício de água, tomando banhos mais rápidos, fechando bem as torneiras, regulando a descarga do banheiro, reutilizar a água e jogar o lixo em local apropriado. 
Leia Também:

Assim todos ajudando e tomando uma atitude para preservar a água, diminuirá bem o problema. 


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA POLUIÇÃO DA ÁGUA
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment