Wednesday, June 27, 2012

REVOLTA DA VACINA- RESUMO, CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS



Ocorreram muitas revoltas no início do período republicado, entre elas está a Revolta da Vacina, se você quer saber sua causa e consequências, entre outras informações, confiram o resumo que preparamos para vocês neste artigo. 

 No início do século XX o Rio de Janeiro estava passando por um período muito difícil, pois apesar da cidade possuir belos palacetes e casarões, estava sofrendo graves problemas, entre eles incapacidade da rede de água e esgoto, coleta de lixo escassa e aumento da população em cortiços.
Todos esses fatores unidos faziam com que nesses lugares se transmitissem muitas doenças trazidas pela água contaminada e excesso de lixo como tuberculose, sarampo, tifo, hanseníase, assim como as grandes epidemias de febre amarela, peste bubônica e varíola, que estavam se espalhando pela cidade.
 Para resolver esse problema o então presidente Rodrigues Alves deixou a execução de um grande projeto sanitário nas mãos do prefeito Pereira Passos e do medido Dr. Oswaldo Cruz. O prefeito colocou em prática a bota abaixo, uma reforma ampla urbana, que consistia em demolir velhos prédios e cortiços, para assim acabar com o ambiente que gerava essas epidemias, e em seu lugar construiu avenidas, edifícios e jardins. 

Por causa disso, milhares de pessoas pobres foram obrigadas a saírem de seus lares e sem ter onde morar, se viram obrigadas a morar nos morros e na periferia, assim dando origem às famosas favelas. 
Publicidade:

 Já o Dr. Oswaldo Cruz foi convidado a assumir a Direção Geral da Saúde Pública, criando as Brigadas Mata Mosquitos, que na verdade eram grupos de funcionários do Serviço Sanitário que ficam incumbidos de invadir as casas para desinfetá-las, exterminando os mosquitos que transmitem a febre amarela, outra medida foi a campanha de extermínio de ratos, espalhando raticidas pela cidade, já que os ratos eram considerados os principais transmissores da peste bubônica. 

 Outra medida tomada pelo Dr. Oswaldo Cruz foi a campanha de vacinação contra a varíola em 1904, apesar de ser por uma boa causa, o modo como era executada a campanha causou revolta da população, pois eles tinham suas casas invadidas por brigadas sanitárias e policiais, que aplicavam a vacina à força. E como as pessoas não tinham conhecimento sobre o assunto e nem o efeito que a vacina iria gerar, ficaram revoltadas. 

 A Revolta da Vacina começou no dia 10 de novembro de 1904, com uma manifestação estudantil, depois foi crescendo de tal maneira que foi quase um golpe militar, pois teve apoio de positivistas e dos cadetes da Escola Militar. No dia 13 o centro do Rio de Janeiro se tornou um campo de batalha, com a população destruindo bondes, apedrejando prédios públicos e espalhando desordem pela cidade, causando 30 mortes e deixando 110 pessoas feridas.

 Então finalmente no dia 16 de novembro a revolta teve fim, com o presidente revogando a lei da vacinação obrigatória, assim levando o exército a marinha e a polícia para as ruas a fim de acabar com os tumultos. Assim muitas pessoas foram presas e deportadas para o estado do Acre, a situação foi controlada e a cidade voltou à sua normalidade.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
REVOLTA DA VACINA- RESUMO, CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment