Friday, June 22, 2012

ZUMBI DOS PALMARES, RESUMO, BIOGRAFIA



Muitos já ouviram falar de Zumbi dos Palmares, um dos maiores símbolos de resistência e luta contra a escravidão, vamos mostrar um resumo sobre sua biografia, para que vocês conheçam melhor sua vida e seus feitos. Zumbi dos Palmares nasceu em 1655, no estado do Alagoas, em um dos mocambos do quilombo dos Palmares. 

Apesar de ter nascido livre, ele foi capturado aos 7 anos de idade, sendo entregue a um padre, que o batizou com o nome de Francisco. Desde criança o menino demonstrava ter grande inteligência, sendo favorecido pela admiração do padre, tanto que aos 10 anos já havia aprendido português e latim e aos 12 era coroinha, ajudando o padre na celebração da missa. 

No entanto quando tinha 15 anos ele fugiu para o quilombo dos Palmares, adotando o nome de Zumbi. Mais tarde em 1675, o quilombo foi atacado por soldados portugueses, Zumbi ajudou na defesa, mostrando-se um grande guerreiro. Após uma dura batalha, os soltados portugueses se veem obrigados a partir em retirada para o Recife. 
Porém 3 anos depois, o governador da Província de Pernambuco aproxima-se do então líder do quilombo Ganga Zumba para tentar um acordo, mas Zumbi não aceita o acordo que daria a liberdade aos quilombolas, pois ele achava injusto serem livres enquanto os negros da fazendo continuariam como escravos. 
Publicidade:

 Então pouco tempo depois, em 1680, quando Zumbi tinha 25 anos de idade, se tornou o líder do quilombo dos Palmares, comandando, resistindo com seus companheiros contras as tropas do governo. Durante o tempo em que Zumbi foi líder a comunidade cresceu muito, chegando a cerca de 30 mil habitantes, se fortalecendo cada vez mais, produzindo tudo o que precisavam para viver, habitando livremente de acordo com sua cultura. 

 Assim o quilombo dos Palmares obteve várias vitórias contra os soldados portugueses, pois Zumbi era muito habilidoso quando se tratava de estratégias e organização, além de ter coragem e conhecimentos militares. Porém em 1694, o bandeirante Domingos Jorge Velho organizou um grande ataque ao quilombo, destruindo a sede do quilombo, Macaco. 

Zumbi é ferido, mas consegue fugir, no entanto um antigo companheiro o trai, juntando-se ao capitão Furtado de Mendonça que o apunhalou, entregando-o às tropas. Então em 20 de novembro de 1965, aos 40 anos de idade, Zumbi foi degolado, tendo sua cabeça exposta em uma praça pública de Recife. 

 Por ser um dos grandes líderes de nossa história, lutando contra o governo português, pela liberdade em todos os aspectos, o dia da morte de Zumbi 20 de novembro é lembrado e comemorado até hoje, como o Dia da Consciência Negra. Mas apesar de ter sido considerado um herói, alguns historiadores afirmam que o antigo líder Ganga Zumba é que foi o verdadeiro herói. Dizem que aliados de Zumbi o envenenaram, para que ele se tornasse o novo líder.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
ZUMBI DOS PALMARES, RESUMO, BIOGRAFIA
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment