Friday, June 29, 2012

POSITIVISMO NO BRASIL- RESUMO


O Positivismo chegou também ao Brasil e encontrou muitos adeptos, inclusive pessoas ilustres, de grande representatividade junto à sociedade o que serviu para fortalecer o movimento ainda mais aqui no país. 

 A sociologia é um ramo da ciência que estuda os pensamentos do homem e sua relação na sociedade e uma das vertentes estudas pela sociologia é o Positivismo, movimento que influenciou a humanidade inteira no início do século XIX, tendo como seu criador um francês de nome Auguste Comte que atribuiu fatores humanos para explicar diversos assuntos da vida cotidiana, o que contrariava conceitos racionais, da teologia e também da metafísica. 
Na época, o Positivismo foi uma grande revolução, trouxe também muito transtornos e controvérsias mas não teve volta e rapidamente foi se espalhando pelos países vizinhos e em muito pouco tempo já chegava a países mais longícuos e também a outros continentes. O positivismo explicava fatos práticos da vida cotidiana presente na rotina diária do homem, como leis, relações sociais e ética e abandonava fatos como a criação do homem e outras explicações de fatores externos à vida humana. 

O positivismo observava os fenômenos e os subordinava à imaginação e à observação, sendo que o seu fundador o sintetizou em sete palavras: real, útil, certo, preciso, relativo, orgânico e simpático. Mas o Positivismo não foi marcante apenas em países europeus entre outros, chegou também ao Brasil e também aqui trouxe muita discussão e debate. 
Publicidade:

O positivismo teve grande influência no Brasil e a frase utilizada na bandeira nacional - Ordem e Progresso - advém da fórmula máxima do Positivismo, que é o amor por princípio, a ordem da base e o progresso por fim, que coloca cada coisa em se lugar e conduziria a ética da vida social com perfeição. 

 Muitas pessoas seguiram o positivismo no país e muitos foram importantes como Nísia Floresta que foi a primeira feminista brasileira; Miguel Lemos, Euclides da Cunha, Luis Pereira Barreto, o Marechal Cândido Rondon, Barbosa Lima, Horta Barbosa e Eduardo de Sá. 
Mas estes são apenas alguns dos nomes das muitas pessoas que fizeram o Positivismo no Brasil crescer e se fortalecer com o passar dos anos. Aqui no Brasil o Positivismo acabou por se dividir e seguir caminhos distintos, no país existiram duas tendências do positivismo. 

No início até pensaram que esta divisão iria enfraquecer e fazê-lo desaparecer antes do que se esperava, mas depois podia se constatar que seta divisão fez apenas fortalecê-lo. Uma das divisões do Positivismo no Brasil era ortodoxa, sendo que esta era mais conhecida como religião da humanidade e apoiado pelo Comandante Pierre Laffitte. 

Já a outra parte do Positivismo era heterodoxo, sendo que esta se aproximava mais dos princípios do seu criador. Ambas tinham seus seguidores e consequentemente seus defensores.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
POSITIVISMO NO BRASIL- RESUMO
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment