Tuesday, June 26, 2012

CLOSED CAPTION CC, O QUE É, COMO FUNCIONA?



Você já deve ter ouvido falar em Closed Caption, seja em algum programa de televisão ou nos vídeos do Youtube, entenda o que é e para que serve essa tecnologia que tem por principal objetivo auxiliar os deficientes auditivos.

Os aparelhos eletrônicos estão chegando ao mercado cada vês mais repletos de novidades, com tecnologia de última geração que muito ajudam a população na sua vida diária, são celulares, microondas, computadores, televisores e vários outros aparelhos que são lançados com novas tecnologias a cada geração que sai, fazendo com que até mesmo os preços fiquem mais baixos devido a troca de tecnologia. 

É um dos mercados que mais crescem em todo o mundo e o Brasil é um dos grandes consumidores destes aparelhos modernos. Uma tecnologia que é muito interessante e já vem nos principais modelos de televisão no Brasil é o Closed Caption. 
Esta é uma opção presente em muitos televisores mas que ainda é pouco conhecido de boa parte da população, mesmo tendo uma grande importância. O Closed Caption é um dispositivo que ajuda muito as pessoas que têm algum problema de audição, ou quando os aparelhos estão situados em ambientes muito barulhentos ou quando a pessoa quer aprender outro idioma ou ler este idioma enquanto passa um programa qualquer. 

 O Closed Caption é uma tecnologia que é acrescentada aos aparelhos por sinal de televisão, vindo juntamente com o sinal da transmissão da TV. Vale lembrar que há alguns anos era necessário adquirir um aparelho que era ligado à TV, mas agora a maioria dos televisores já vem de fábrica com esta tecnologia.  
Publicidade:

Alguns programas são legendados em tempo real quando um estenógrafo ouve o que é dito, principalmente nos programas ao vivo e digita as palavras enquanto o apresentador fala, depois se o programa for transmitido novamente estas legendas já ficam gravadas e basta que a pessoa em casa acesse a função CC no seu controle remoto para conseguir ler as legendas de todos os programas, sendo que em alguns casos, até mesmo os comerciais veem com este tipo de opção que facilita para o telespectador, principalmente das pessoas que possuem problemas auditivos. 
Com a opção Closed Caption ativada a pessoa poderá ler o texto enquanto assiste à programação. Em lugares onde há mais barulho, como nos comércios onde está disponível um aparelho de TV, como restaurantes e até consultórios e em muitas salas de espera, a opção Closed Caption fica todo o tempo ativada, de forma que as pessoas que quiserem acompanhar a programação podem assistir e ler o texto que vai passando na parte inferior do monitor. 

Verifique no controle remoto de sua televisão se há a opção para ativar o Closed Caption - CC - ou então leia o manual de instruções de sua televisão que com certeza lá estará explicando já que em cada modelo há uma forma diferenciada de ativar o Closed Caption. 

Mas se ainda assim tiver dificuldade, entre no site da empresa fabricante de sua TV, acesse a página de “Contato” e envie uma mensagem solicitando instruções de como ativar o Closed Caption de sua TV, que com certeza em pouquíssimo tempo você receberá um passo a passo e poderá contar com esta funcionalidade também no aparelho de sua casa.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
CLOSED CAPTION CC, O QUE É, COMO FUNCIONA?
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment