Friday, June 22, 2012

SISTEMA RESPIRATÓRIO HUMANO, RESUMO


Vamos mostrar um resumo do sistema respiratório para que vocês possam entender suas funções e como ele trabalha. É através do sistema respiratório que nosso corpo pode fazer a troca gasosa, levando oxigênio às células, as quais necessitam dele para realizar suas funções metabólicas e eliminando o dióxido de carbono que é produzido pelas células. 

Este dióxido de carbono é tóxico, por isso prejudicial ao nosso corpo, dessa forma o sistema respiratório é muito importante, pois ele trabalha rapidamente para eliminar todo esse excesso de CO2, assim também ajuda a controlar o PH do sangue. Esse sistema também é responsável pelo nosso olfato e filtrar o ar que respiramos, pois ele aquece e umedece o ar inspirado.
 O sistema respiratório humano é formado por um par de pulmões e vários órgãos, responsáveis por conduzir o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares, entre os órgãos estão: as fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e os alvéolos pulmonares. As fossas nasais são duas cavidades paralelas que se encontram nas narinas se estendendo até a faringe, é através delas que o ar entra. 

Elas são separadas pelo septo nasal, uma parede cartilaginosa, as fossas nasais são revestidas por células produtores de muco e células ciliadas. Elas também possuem células sensoriais que são responsáveis pelo olfato. A s fossas nasais filtram, umedecem e aquecem o ar. 
 A faringe é um canal que é ligada tanto às fossas nasais como à boca, sendo um canal comum do sistema respiratório e digestivo. O ar que entra pelas narinas e pela boca passa pela faringe, antes de atingir a laringe. A laringe é um tubo que é sustentado por peças de cartilagem articuladas, ela se encontra na parte superior do pescoço. 
Publicidade:

O famoso pomo-de-adão dos homens é uma dessas peças cartilaginosas. A laringe possui uma entrada a qual se chama glote, e acima dela há mais uma dessas cartilagens, a epiglote, que funciona como uma válvula, podendo fechar e abrir, ela é responsável por tampar a entrada para as vias respiratórias quando bebemos ou comemos alguma coisa e abrir quando o ar passa. Esse órgão é revestido por um tecido que apresenta pregas, conhecidas como cordas vocais, é através delas que produzimos os sons quando o ar passa. 
 Depois da laringe vem a traqueia, um tubo formado por paredes de anéis cartilaginosos, ela bifurca-se até sua região inferior, onde se encontram os brônquios, que penetram nos pulmões. Uma das funções da traqueia é aderir as partículas de poeira e bactérias presentes no ar inalado através de seu revestimento muco-ciliar, assim elas são varridas para fora e engolidas ou expelidas.

 Os pulmões são o principal órgão do sistema respiratório, sendo responsável pelas trocas gasosas. Ele é revestido por uma membrana serosa chamada pleura, nele se encontram os brônquios, os quais se ramificam, formando tubos mais finos, os bronquíolos. Cada bronquíolo por sua vez termina nos alvéolos pulmonares, que são pequenas bolsas formadas por um tecido epitelial pavimentoso. 
 O diafragma, um órgão músculo-membranoso que separa o tórax do abdômen e os músculos intercostais promovem os movimentos respiratórios, pois a inspiração acontece através da contração deles, forçando o ar a entrar nos pulmões.
Leia Também:
- Doenças Transmitidas pelo AR

Enquanto que a expiração se dá pelo relaxamento do diafragma e músculos intercostais, aumentando a pressão interna, forçando o ar a sair do pulmões.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
SISTEMA RESPIRATÓRIO HUMANO, RESUMO
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment