Wednesday, June 20, 2012

LIVRO IRACEMA, JOSÉ DE ALENCAR- RESUMO


Iracema de José de Alencar se tornou um livro quase que obrigatório em nossa leitura, muito solicitado principalmente em vestibulares e escolas em geral, conheça um pequeno resumo dessa grandiosa obra.

 José de Alencar é um dos escritores brasileiros que mais têm seus livros lidos, principalmente na seleção de vestibulares de faculdades, um cearense que nasceu no ano de 1829 e tem uma obra que inclui romances de muita fama, como por exemplo, o livro Iracema, uma de suas obras consagradas que geração após geração conquista leitores de todas as idades e continua entre os mais lidos nos dias atuais. 

O livro trata da história de uma índia que se apaixona por um homem branco, sendo um romance curto de apenas oitenta páginas nas edições mais recentes, mas que leva muitos leitores a se embrenhar nas linhas que possuem um enredo com muitas aventuras e desavenças que marcam o estilo romântico do escritor. 

Apesar de ser considerada uma história pequena, Iracema prende seus leitores do início ao fim pela forma como foi escrito, uma trama bem criada, personagens marcantes e a forma que somente José de Alencar sabia dar a seus escritos. 
Publicidade:
A índia Iracema é filha do pajé Araquém, pertencente à tribo dos Tabajaras que encontrou um guerreiro branco de nome Martins Soares Moreno. Este guerreiro branco havia se perdido na mata densa e agora é acolhido pela índia que logo se apaixona pelo guerreiro branco, mas este romance seria difícil de acontecer, pois outro índio, Irapuã, também era apaixonado por Iracema e tentou matar Martim, mas não teve êxito em sua tentativa de se livrar o intruso que chegou e conquistou o coração de sua amada Iracema. 

É nesta parte que o livro se torna mais interessante pois o leitor a esta altura já está completamente envolvido na história e ávido por saber qual será o desfecho desta disputa. Ao se entregar para Martin, que pensava que estava sonhando na noite de amor, Iracema confessa seu amor e pede para os dois fugirem, pois Iracema já sabia que somente assim poderia ser realmente feliz. 

E assim os dois partem à procura de Poti da tribo dos Pitiguaras, que considerava Martim seu irmão. Quando se pensa que a história está chegando ao fim vem a surpresa pois ao abrigar Iracema e seu amor as duas tribos entram em guerra. Depois de um certo tempo em que a guerra vinha sendo travada, Iracema fica grávida e depois que Martim retorna dos campos de luta, encontra Iracema agonizando e é quando ela morre. 
Após o falecimento da índia Iracema, Martin leva seu filho para a civilização e sempre que pode retorna ao local do sepultamento da índia para chorar seu sofrimento e saudade do seu grande amor. Este é um pequeno resumo desta fantástica história que com certeza irá conquistar você também, não deixe de ler o livro e se envolver nesta emocionante história.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
LIVRO IRACEMA, JOSÉ DE ALENCAR- RESUMO
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment