Wednesday, June 20, 2012

LIVRO VIDAS SECAS, RESUMO, GRACILIANO RAMOS


O livro Vidas Secas, um dos grandes trabalhos de Graciliano Ramos, marcou sua brilhante carreira e até os dias de hoje conquista leitores de todas as idades e classes sociais, conheça melhor essa primorosa obra nesse pequeno resumo. 
 Um alagoano muito famoso no Brasil é o escritor Graciliano Ramos que lançou seu primeiro livro no ano de 1933 marcando assim o início de uma obra repleta de excelentes obras que foram escritos com muita qualidade e com o estilo que na época fazia muito sucesso, o Romantismo, que deu origem a livros de ótima qualidade, como o romance Vidas Secas. 
O livro hoje continua sendo pedido nas principais escolas e serve de referência para muitos novos escritores. O romance de Graciliano Ramos surpreendeu a muitos naquela época, mas hoje sabemos que de uma mente tão brilhante, somente boas histórias poderiam ser escritas.  

Assim como os outros romancistas da década de trinta, Graciliano Ramos criticava as relações da sociedade daquela época e retratou no romance Vidas Secas a vida difícil e hostil que o sertanejo enfrentava para sobreviver. 

O livro é tipicamente sobre a história brasileira que ao longo destes anos tem tido o sertanejo como aquele que passa muitas dificuldades para conquistar uma vida melhor e entre uma dificuldade e outra ele se apaixona, se diverte e faz planos para um futuro incerto. 
Publicidade:
O livro Vidas Secas conta a história de uma família que foge do sertão nordestino, marcada pela seca, pela pobreza e sofrimento, partindo assim em busca de melhores condições de vida. 
Fabiano - o pai - seus filhos e a esposa Sinhá Vitória, juntamente com um papagaio, que foi morto depois de um tempo de viagem, para aplacar a fome da família que não comia nada há dias e uma cachorra de nome Baleia atravessam o sertão e acabam encontrando uma fazenda abandonada e resolvem se fixar na mesma. Esta viagem sofrida retrata a vida destes brasileiros sofridos e de certa forma esquecidos, que passam por situações até difícil de acreditarmos. 

O tempo passou e a família continuava vivendo naquela fazenda abandonada que em encontraram e ali foram fazendo sua nova vida. Mas depois de um tempo o verdadeiro dono da fazenda aparece e Fabiano e sua família ficam na propriedade para cuidar da mesma.  
Um dia depois de ir à cidade, Fabiano que jogava com um soldado e perdido, bebe e é preso por desacatar a autoridade. No Natal a família, já com Fabiano liberto passa a festa na cidade. Após alguns anos trabalhando, verificou que estava sendo enganado pelo patrão e resolveu partir novamente em busca de uma nova terra na qual realmente houvesse oportunidades para que ele e sua família conseguissem viver melhor do que ali no sertão. 

Se você quer uma história que te prende do início ao fim, leia Vidas Secas, o romance de Graciliano Ramos continua encantando e certamente vai conquistar você.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment