Friday, June 22, 2012

RESUMO LIVRO QUINCAS BORBA- RESUMO


Confiram o resumo do livro Quincas Borba, mais uma obra de Machado de Assis. Para você que está pensando em prestar vestibular este ano é importante conhecer os livros da literatura brasileira que sempre caem nas provas, mas lembre-se que este é apenas um resumo e deve servir de apoio, por isso é importante ler o livro.  

O personagem Quincas Borba é um filósofo que criou o Humanistismo, ele aparece no livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, sendo amigo de infância do personagem principal. Brás Cubas teve uma vida de grandes reviravoltas caindo de abastado para mendigo e depois recebendo uma herança, tornando-o rico. 

Mas apesar do livro levar seu nome, não conta sua história e sim de Pedro Rubião de Alvarenga, que era enfermeiro e discípulo de Quincas Borba,que veio a falecer no Rio, na casa de Brás Cubas.

  O filósofo deixa toda sua fortuna para seu discípulo, com a condição que este cuidasse de seu cachorro, também chamado de Quincas Borba. Rubião vai para o Rio de Janeiro, durante a viagem de trem ele conhece o comerciante Cristiano de Almeida Palha e sua esposa Sofia, que se aproveitam da ingenuidade dele, que se deixa guiar pelo amável casal na Corte. 
Publicidade:

Rubião se instala num casarão e passa a frequentar a casa de Palha, que passa a administrar a fortuna do filósofo, tirando parte de seus lucros.  Sofia a esposa de Palha passa a dirigir olhares e delicadezas insinuantes a Rubião, encorajando e ao mesmo tempo mantendo certa distância. Então ele acaba cada vez mais atraído por ela. 

Outras pessoas interessadas na fortuna do filósofo também acabam se aproximando e explorando-o financeiramente, como o advogado e falso jornalista Camacho, mostrando como funcionava a engrenagem social da época.  Rubião chega a declarar seu amor a Sofia, que apesar de tê-lo encorajado, o recusa e se queixa ao marido.

Este não rompe com Rubião, pois sua intenção é tomar toda a sua fortuna, então passa a usar Sofia como isca, para atrair cada vez mais o ingênuo filósofo. Enlouquecido com o amor por Sofia, Rubião perde a razão e assim da a oportunidade para que os oportunistas tomem sua fortuna, deixando-o abandonado. 

Sem nada, ele retorna para Barbacena com o cão Quincas Borba, que foi tudo o que lhe restara.  Pobre chega a passar fome e frio e acaba falecendo na casa da comadre Angélica, coroando-se Napoleão 3º e pronunciando a frase do filósofo Quincas Borba que só naquele momento, no limite de sua fraqueza, conseguira entender: “Ao vencedor, as batatas”, que mostra a ideia da sobrevivência do mais forte.  

A história mostra que os fracos e ingênuos como o pobre Rubião são manipulados e aniquilados pelos mais fortes e espertos, como Palha e Sofia, que no final se mantiveram vivos e ricos. 


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
RESUMO LIVRO QUINCAS BORBA- RESUMO
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment