Friday, June 22, 2012

RESUMO, LIVRO DOM CASMURRO, MACHADO DE ASSIS


Estamos trazendo o resumo do livro Dom Casmurro, do renomado autor Machado de Assis, pois muitos pré-vestibulandos estão buscando resumos de livros de literatura para estudarem para as provas que estão chegando. O resumo serve apenas como um apoio ao aluno, por isso é importante ler o livro também. 

 O livro é narrado em primeira pessoa, conta a história de um romance trágico vivido por Bento de Albuquerque Santiago. Chamado de Bentinho, quando criança ele morava na rua de Matacavalos, na cidade do Rio de Janeiro, com sua mãe viúva, dona Glória, a prima Justina, o tio Cosme e o agregado José Dias, sua família tinha posses e uma boa situação financeira. 

O menino se apaixonou por uma menina chamada Capitolina, de apelido Capitu, que morava na casa ao lado. Ao contrário de Bentinho, a família de Capitu era pobre, mas mesmo assim os dois eram muito amigos. Aos 15 anos Bentinho foi enviado ao seminário devido a uma promessa que dona Glória havia feito, mas o rapaz não gostou nada da ideia, pois ele e Capitu estavam muito apaixonados. 

seminário ele conheceu outro seminarista sem vocação, Escobar, e se tornaram amigos. Convencida pelo filho a desistir da promessa, a mãe permitiu que ele deixasse o seminário, então Bentinho foi para São Paulo e formou-se em direito, depois voltou ao Rio de Janeiro e se casou com Capitu. Seu amigo Escobar se casou com Sancha, amiga de Capitu. 
Publicidade:

 Os casais eram muito amigos e viviam felizes com seus respectivos pares, mas Bentinho e Capitu ficavam tristes por não terem filhos. Então dois anos mais tarde, nasceu Ezequiel, um lindo menino, mas Bentinho, que era inseguro e ciumento, ficou desconfiado, pois a medida que o menino crescia ficava mais parecido com Escobar. 

E vendo a amizade de sua esposa com seu amigo, alimentou ainda mais suas dúvidas. Mais tarde Escobar morreu afogado, no enterro Capitu chorou muito, o que deixou Bentinho irado. Ele pensou em cometer uma loucura e matar a esposa e seu filho e depois suicidar-se, mas não teve coragem e separou-se dela. Capitu foi mandada para a Suíça com o filho, anos depois ela morreu. 

Ezequiel já adulto voltou ao Brasil, mas Bento não conseguia olhar para o filho, vendo nele seu amigo Escobar. Então Ezequiel, formado em arqueologia foi para o Egito, vindo a falecer em Jerusalém. Bento ficou sozinho e como se sentia transtornado com o que aconteceu, passou a reviver o passado, reinterpretando-o. 

Por isso ele construiu uma casa idêntica à sua em Matacavalos e escreveu sua autobiografia, se convencendo que Capitu havia mesmo o traído e provando ao mundo que não agiu mal ao recusar Ezequiel. Apesar da acusação de Dom Casmurro, como ficou conhecido Bentinho, apelidado pelas pessoas que o viam como um homem fechado e como era de família nobre deram-lhe o título de Dom, não havia prova alguma do adultério de Capitu. 

Não se sabe se tudo foi fruto da mente de um marido extremamente ciumento, vendo o filho parecido com seu amigo ou se tudo era verdade mesmo.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
RESUMO, LIVRO DOM CASMURRO, MACHADO DE ASSIS
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment