Wednesday, June 20, 2012

PERÍODO BARROCO NO BRASIL- RESUMO


Principalmente em Minas Gerais, o período Barroco no Brasil teve grande destaque, leia esse pequeno resumo e saiba por que esse período ainda hoje é lembrado por suas obras únicas em todo o mundo!  

 O Barroco marcou história no Brasil e até os dias de hoje encanta pela sua beleza e detalhes. Historiadores do mundo todo realizam estudos no Brasil onde há presença do Barroco e se encantam com os trabalhos desta época. 
 O mestre Aleijadinho foi um dos grandes artistas que representaram a arte barroca no Brasil, sendo ele um dos grandes expoentes deste tipo de arte que teve início de sua apresentação nos países europeu e veio para o Brasil influenciado pelos portugueses, mas além de Aleijadinho vários outros artistas fizeram do Barroco uma presença constante nas obras brasileiras. 

Aleijadinho se tornou um dos artistas consagrados do Barroco, é reconhecido internacionalmente e deixou várias obras magníficas. O início do Barroco no Brasil foi entre os anos de 1720 e 1750 com sua maior produção de obras entre este período, no qual Bento Teixeira, fez sua obra Prosopopeia que deu início a este tipo de arte no território brasileiro e depois dele, vários outros artistas começaram a usar este gênero artístico para representar suas habilidades.

 E realmente, precisava ter muita habilidade para a arte Barroca. O Brasil foi palco de muitas pessoas com incrível talento que fizeram com que o Barroco se consagrasse ainda mais, principalmente na região de Minas Gerais onde o barroco se destacou ainda mais! 
Publicidade:
 O estado de Minas Gerais foi o local onde os artistas barrocos mais deixaram suas marcas, com uma produção artística de muita qualidade e grande extensão, principalmente nas igrejas que têm todas as características do barroco, como formas arredondadas, cores variadas e, no caso, de Minas Gerais, a presença do ouro nas obras barrocas era também constante. 
Minas Gerais tem entre seus principais pontos turísticos as cidades onde se encontra muitas obras do período barroco no Brasil. Estas cidades recebem turistas não só do Brasil mas de diversos outros países que veem para conhecer de perto este estilo único. 

O estilo rococó que também era parte do Barroco brasileiro predominava em muitas obras, principalmente em esculturas, que eram feitas com madeira e pedra-sabão, como um dos símbolos do Barroco de Minas, os doze profetas que ficam no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos no município de Congonhas do Campo. 

A obra dos 12 profetas é a expressão máxima do barroco no país, foi feito com uma incrível habilidade e se tornou um marco na história do barroco no país. Os principais escritores que vivenciaram o Barroco em suas obras são Gregório de Matos, Bento Teixeira, Botelho de Oliveira, Frei Itaparica, Padre Antônio Vieira, Sebastião rocha Pita e Nuno Marques Pereira. 
Além de outros muitos escultores que tiveram no barroco a sua inspiração. Se inspiraram e deixaram suas obras barrocas que continuam encantando mesmo após terem se passado tantos anos.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
PERÍODO BARROCO NO BRASIL- RESUMO
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment