Monday, October 7, 2013

UMA EMERGÊNCIA FRÁGIL E VULNERÁVEL – I

 

Martinho Júnior, Luanda
 
1 – As palavras de Dilma a 24 de Setembro do corrente na ONU, ainda ressoam nos nossos ouvidos, num discurso cuja primeira parte foi dedicada à denúncia da espionagem que os Estados Unidos têm levado a cabo tendo como alvo o Brasil e a sua emergência:

…“Senhor Presidente,

Quero trazer à consideração das delegações uma questão à qual atribuo a maior relevância e gravidade.

Recentes revelações sobre as atividades de uma rede global de espionagem eletrônica provocaram indignação e repúdio em amplos setores da opinião pública mundial.

No Brasil, a situação foi ainda mais grave, pois aparecemos como alvo dessa intrusão. Dados pessoais de cidadãos foram indiscriminadamente objeto de interceptação. Informações empresariais – muitas vezes, de alto valor econômico e mesmo estratégico - estiveram na mira da espionagem. Também representações diplomáticas brasileiras, entre elas a Missão Permanente junto às Nações Unidas, e a própria Presidência da República tiveram suas comunicações interceptadas.

Imiscuir-se dessa forma na vida de outros Países fere o Direito Internacional e afronta os princípios que devem reger as relações entre eles, sobretudo, entre nações amigas. Jamais pode uma soberania firmar-se em detrimento de outra soberania. Jamais pode o direito à segurança dos cidadãos de um país ser garantido mediante a violação de direitos humanos e civis fundamentais dos cidadãos de outro país. Pior ainda quando empresas privadas estão sustentando esta espionagem.


Não se sustentam argumentos de que a interceptação ilegal de informações e dados destina-se a proteger as nações contra o terrorismo.

O Brasil, Senhor Presidente, sabe proteger-se. O Brasil, Senhor Presidente, repudia, combate e não dá abrigo a grupos terroristas.

Somos um país democrático, cercado de países democráticos, pacíficos e respeitosos do Direito Internacional. Vivemos em paz com os nossos vizinhos há mais de 140 anos.

Como tantos outros latino-americanos, lutei contra o arbítrio e a censura e não posso deixar de defender de modo intransigente o direito à privacidade dos indivíduos e a soberania de meu País. Sem ele – direito à privacidade - não há verdadeira liberdade de expressão e opinião e, portanto, não há efetiva democracia. Sem respeito à soberania, não há base para o relacionamento entre as Nações.

Estamos, Senhor Presidente, diante de um caso grave de violação dos direitos humanos e das liberdades civis; da invasão e captura de informações sigilosas relativas às atividades empresariais e, sobretudo, de desrespeito à soberania nacional do meu País.

Fizemos saber ao Governo norte-americano nosso protesto, exigindo explicações, desculpas e garantias de que tais procedimentos não se repetirão.

Governos e sociedades amigas, que buscam consolidar uma parceria efetivamente estratégica, como é o nosso caso, não podem permitir que ações ilegais, recorrentes, tenham curso como se fossem normais. Elas são inadmissíveis.

O Brasil, Senhor Presidente, redobrará os esforços para dotar-se de legislação, tecnologias e mecanismos que nos protejam da interceptação ilegal de comunicações e dados”…

2 – O Brasil tem toda a legitimidade em defender-se e à sua dignidade, perante um monstro que de há muito perdeu o sentido do respeito para com a humanidade, para com as promessas de democracia e liberdade que apregoa e para com os seus próprios concidadãos, um monstro que tem ultrapassado os limites da coerência e da decência, se comporta com arrogância e faz constante uso da mentira, da manipulação e do ódio!

Denunciar os meios de que se serve a hegemonia para realizar a espionagem, é a posição que também eu tenho vindo a sustentar pelo que ao longo do mês de Setembro e agora em Outubro de 2013 fui produzindo alguns artigos sobre o tema, evidenciando o papel da ilha-pirata de Ascensão no Atlântico Sul.

É nessa ilha que se encontram instaladas as “grandes orelhas” que permitem coleccionar todos os dados referentes aos países do hemisfério sul do Atlântico, tendo o Brasil um dos alvos dilectos para os interesses norte americanos que movem a “iniciativa” UKUSA-ECHELON-NSA!

A posição da Presidente Dilma Roussef na ONU vale pela posição de todos os países banhados pelo Atlântico Sul e na profundidade dos dois continentes, América e África!

Essa responsabilidade merece contudo ser sujeita à “radiografia” própria da consciência crítica: até que ponto essas palavras são substantivas e têm suporte consolidado? Até que ponto a posição não é mais um “bluff”, um desabafo num vazio?

3 – Constato que as palavras da Presidente do Brasil mereceram outra interpretação de quem no Brasil tem cultivado pontos de vista críticos e patrióticos em relação à sua actuação enquanto Presidente e também em relação ao contexto da espionagem norte americana.

Para esses críticos, em muitos aspectos o Brasil está a proceder de modo a que, conforme as políticas neo liberais em curso, as portas sejam escancaradas para com aqueles que levam a cabo a missão de espiar em função dos interesses da hegemonia norte americana, na presunção de alguma coisa corresponder aos interesses estratégicos do Brasil!

Levar a cabo esse efeito é relativamente fácil; em muitos casos basta promover “pontes” a fim de absorver conceitos, tecnologias e investimentos… para justificar o estado de letargia próprio dos incautos… mas isso evidencia como, com quem e em nome do quê se estão a fazer as emergências pelo menos de dois dos BRICS: o Brasil e a África do Sul!

Foto:
Dilma discursa na ONU; foto de 24 de Setembro de 2013 –
http://www.jb.com.br/internacional/noticias/2013/09/24/espionagem-e-grave-violacao-dos-direitos-humanos-critica-dilma-na-onu/

A consultar:
. Espionagem do governo dos EUA –
http://www.esquerda.net/opiniao/espionagem-do-governo-dos-eua/29697
. El proceso de ocupación de America Latina en el siglo XXI – http://www.rebelion.org/noticia.php?id=174715
. BRASIL COBRA ESCLARECIMENTOS DOS EUA SOBRE ESPIONAGEM – http://paginaglobal.blogspot.com/2013/07/brasil-cobra-esclarecimentos-dos-eua.html
. "Brasil é o grande alvo dos EUA", diz jornalista que obteve documentos de Snowden – http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2013/09/04/brasil-e-o-grande-alvo-dos-eua-diz-jornalista-que-obteve-documentos-de-snowden.htm
. Brazil s Foreign Policy Ambitions And Global Geopolitics – Analysis – http://www.eurasiareview.com/16092013-brazils-foreign-policy-ambitions-global-geopolitics-analysis/
. Como eles espionam? – http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=28041
. Dilma escala Cardozo para coordenar resposta à espionagem dos EUA – http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=22626&editoria_id=4
. Dilma está cega e sendo enganada por puxa-sacos – http://www.viomundo.com.br/denuncias/stedile-dilma-esta-cega-e-sendo-enganada-por-puxa-sacos.html
. Espionagem contra a Petrobrás permitiu aos EUA obter dados sigilosos sobre o Pré-Sal – https://geopoliticadopetroleo.wordpress.com/2013/09/14/espionagem-contra-a-petrobras-permitiu-aos-eua-obter-dados-sigilosos-sobre-o-pre-sal/
. Os próximos? "Brasil é o GRANDE ALVO dos EUA" – http://www.libertar.in/2013/09/os-proximos-brasil-e-o-grande-alvo-dos.html#ixzz2fGqX9my3
. DILMA ADIA VISITA OFICIAL AOS ESTADOS UNIDOS –
http://paginaglobal.blogspot.com/2013/09/dilma-adia-visita-oficial-aos-estados.html
 

No comments:

Post a Comment