Thursday, May 9, 2013

Liga Direitos Humanos moçambicana pede à polícia que limpe imagem de "graves violações"




PMA – VM - Lusa

Maputo, 08 mai (Lusa) - A Liga dos Direitos Humanos de Moçambique exortou hoje a polícia moçambicana a limpar a imagem de "graves violações de direitos humanos" que a sociedade tem das forças policiais, visando restaurar a confiança do público na corporação.

A presidente da Liga dos Direitos Humanos de Moçambique, Alice Mabota, defendeu a necessidade de a polícia moçambicana recuperar a sua credibilidade junto do público, quando falava no "1º Seminário Nacional sobre o Estado de Direito Democrático -- O Caso Moçambicano".

"É necessário que a polícia reconquiste a confiança dos cidadãos, porque muitas vezes está associada a graves violações dos direitos humanos", disse a ativista moçambicana.

Alice Mabota afirmou que a polícia moçambicana é conhecida por execuções sumárias, detenções arbitrárias e extorsões, práticas que afastam a sociedade da corporação.

"Há uma situação de corrosão exponencial da confiança da sociedade moçambicana no crédito da polícia. A corporação é conhecida por uma conduta inaceitável para uma sociedade aberta e democrática como a nossa", destacou Alice Mabota.

Por seu turno, o diretor dos Serviços Nacionais das Prisões de Moçambique (SINAPRI), Eduardo Mussanhane, considerou a polícia um parceiro imprescindível de qualquer sociedade, pelo papel de garante da lei e ordem que desempenha, afirmando que a ausência de um serviço de polícia causaria o caos social.

"Imaginem uma situação em que a polícia fosse tirada das ruas de Maputo, seria muito complicado", disse Eduardo Mussanhane.

No comments:

Post a Comment