Wednesday, May 8, 2013

O SISTEMA SOLAR


O Sistema Solar nada mais é o sistema onde vivemos, em que se encontra nosso planeta Terra e outros corpos celestes que giram ao redor do Sol. Ele é formado por uma série de corpos celestes, entre os maiores estão os 8 planetas do Sistema Solar, entre eles Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno,Urano e Netuno, sendo que Plutão pertencia ao grupo, no entanto em agosto de 2006 a União Astronômica Internacional mudou os critérios para a definição de um planeta, e como ele era pequeno em comparação com os outros, passou a ser considerado um planeta anão. 
O SISTEMA SOLAR
 Além de Plutão há mais quatro planetas anões ou planetóides, entre eles Éris, Ceres, Haumea e Makemake. Em seguida vem os diversos satélites naturais, como a lua, que orbitam em torno dos planetas e corpos menores como asteroides e cometas e poeiras interplanetárias. 

Segundo cientistas o Sistema Solar foi formado há mais ou menos 4,6 bilhões de anos, e sua origem se deu através de uma mesma nuvem de poeira e gás chamada Nebulosa Solar Primitiva. 
O SISTEMA SOLAR
Em determinado momento provavelmente através de influência gravitacional ocorreu um colapso desta nuvem provocando o desequlíbrio gravitacional, gerando sua contração e assim através de uma série e fenômenos envolvendo variação de altas temperaturas e transformação de gases os corpos celestes foram se formando dando origem ao Sistema Solar que conhecemos hoje. 
Publicidade:
 Os movimentos dos corpos se dá pela baixa gravidade do espaço, como a nebulosa já se encontrava em movimento, ao dar origem aos corpos eles continuaram a orbitar, e como não há uma grande força gravitacional para pará-los eles continuam a girar. As primeiras teorias do movimentos dos corpos apontavam que os planetas e o Sol giravam em torno da Terra, que estava no centro do Universo. 

No entanto através do modelo heliocêntrico de Copérnico foi provado que a Terra e todos os outros corpos celestes orbitavam o Sol, o que mais tarde a Teoria da Relatividade de Einsten comprovou. O Sol é a estrela que se localiza no centro do Sistema Solar. Ele é formado por gases hionizados, especialmente hidrogênio e hélio. 

O Sol possui uma dimensão tão grande que em seu interior caberiam mais de 1 milhão de planetas do tamanho da Terra. Os planetas não possuem luz própria como as estrelas, sendo que só podemos vê-los devido à luz do Sol refletida neles. Ao redor deles gravitam cerca de 67 satélites, entre eles a Lua, que é o satélite natural da Terra. 
O SISTEMA SOLAR
Já os asteroides são menores que os planetas e são compostos por blocos de rocha e ficam gravitando sem destino, podendo até mesmo cair em algum planeta quando se aproximam muito. Já os cometas são formados por poeira cósmica e gelo, e segundo cientistas acreditam que um cometa tenha causado a extinção dos dinossauros, preocupando cientistas que isso possa vir a acontecer novamente e causar um grande dano ao nosso planeta.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment