Monday, September 9, 2013

Oposição Afonso Dhlakama "disposto" a reunir-se com o Presidente moçambicano

 


O líder da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), o principal partido da oposição do país, Afonso Dhlakama, disse estar "disposto a encontrar-se com o chefe de Estado moçambicano, Armando Guebuza, para debater a tensão política prevalecente no país.
 

A sociedade moçambicana encara um provável encontro entre Armando Guebuza e Afonso Dhlakama com grande expectativa, devido à crise política que se verifica no país, na sequência da decisão da Renamo de boicotar as eleições autárquicas de 20 de novembro.


O movimento contesta a atual lei eleitoral, considerando-a favorável à Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique), partido no poder, e assumiu a autoria de ataques no centro do país, alegadamente para impedir a concentração de membros das forças de defesa e segurança moçambicanas na região onde Afonso Dhlakama se reinstalou em finais do ano passado em protesto contra a suposta ditadura imposta no país pelo partido no poder.
 
Em declarações à emissora pública Rádio Moçambique (RM), após encontrar-se com membros do Observatório Eleitoral (OE), o presidente da Renamo disse estar "disposto" a reunir-se com o chefe de Estado para a resolução do diferendo político que persiste no país.
 
"Para não dizerem que eu é que estou a negar, garanti (aos membros do OE) que estou disposto a ir a Maputo", declarou Afonso Dhlakama.
 
O presidente da Renamo afirmou que pretende debater com Armando Guebuza a revisão pontual da lei eleitoral, a despartidarização das instituições do Estado, bem como a situação económica e política do país.
Na semana passada, o chefe de Estado moçambicano acusou a Renamo de criar obstáculos a um encontro com Afonso Dhlakama, reiterando a sua disponibilidade para que a reunião aconteça.
 
Lusa
 

No comments:

Post a Comment